quarta-feira, 1 de abril de 2020

Assassinatos no Ceará tiveram aumento de 84 por cento no primeiro trimestre, com 1.092 pessoas mortas no estado

O Ceará fechou o primeiro trimestre de 2020 com um aumento de 84 por cento nos Crimes Violentos, Letais e Intencionais/CVLIs (homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte) em comparação a igual período de 2019.
Nos três primeiros meses deste ano, nada menos, que 1.092 pessoas foram mortas no estado, contra 593 no primeiro trimestre do ano passado. Nestas estatísticas estão incluídas também as mortes por intervenção policial e os assassinatos ocorridos no Sistema Penitenciário e nas unidades de cumprimento de medidas sócio-educativas para adolescentes infratores.
No mês de janeiro deste ano foram registrados 273 crimes de morte no Ceará, contra 220 em 2019, um aumento de 24 por cento.
Em fevereiro último, foram 463 casos, contra 173 no ano passado, representando uma elevação de 167,6 por cento (violência agravada com a greve da Polícia Militar).
Já no mês de março deste ano, ocorreram 356 assassinatos, contra 200 em 2019, configurando um aumento de 78 por cento na comparação mês/mês.
Os dados são ainda parciais e foram contabilizados em pesquisa prória do blogdofernandoribeiro.com.br baseado no acompanhamento diário dos casos de assassinatos no Ceará e no cruzamento com os números que são divulgados mensalmente pelo governo do estado, através da sua Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Contudo, a SSPDS não inclui nas estatísticas dos CVLIs os casos de mortes por intervenção policial e os crimes de morte nas unidades carcerárias estaduais para adultos (presídios, penitenciárias, cadeias públicas, CPPLs etc) e adolescentes (centros educacionais).
Março violento - Dos 356 assassinatos ocorridos no mês de março de 2020 no Ceará (ainda números parciais), 238 aconteceram na Grande Fortaleza. Destes 112 aconteceram na Capital.
Outros 126 foram registrados nos demais 18 Municípios que compões a Região Metropolitana de Fortaleza (Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi).
Outras 118 pessoas foram mortas no interior do estado, sendo 63 casos em Municípios do Interior Sul e 55 do interior Norte, conforme divisão adotada no mapeamento dos CVLIs pela SSPDS em suas estatísticas.
Roubos e mortes - Ao menos, nove pessoas foram vítimas de crime de latrocínio (roubo seguido de morte) no Ceará no mês de março passado, sendo registrados quatro casos na Capital (nos bairros Papicu, Jardim Cearense, Vila Velha e Aldeota), outros quatro em Caucaia, e apenas um caso no interior, no Município de Itapajé.
Em Fortaleza, dois agentes da Segurança Pública foram mortos em crimes de latrocínio, sendo um agente penitenciário/policial penal, no bairro Papicu; e um policial civil, no bairro Jardim Cearense. Também na Capital, foram assassinados na hora do assalto um motorista de aplicativo (na Aldeota) e um jovem estudante de 24 anos (no bairro Vila Velha).
Mulheres - Consta ainda, na estatística criminal do mês de março de 2020 no Ceará o assassinato de 27 mulheres. O último caso ocorreu na noite desta terça-feira (31), quando uma jovem de 21 anos foi morta, a tiros, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
*** Informações com BLOG FERNANDO RIBEIRO
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket