segunda-feira, 30 de março de 2020

Moradores ignoram isolamento social, vão à feira e formam longa fila em banco de Itapajé, no Ceará

Em Itapajé, no interior do Ceará, moradores foram vistos nesta segunda-feira (30) frequentando feiras de venda de alimentos no centro do município e formando uma longa fila na agência da Caixa Econômica. O Ceará está sob Decreto Estadual que, entre outras medidas para conter a pandemia de coronavírus (Covid-19), mantém o isolamento social em todo o território cearense, decretando o fechamento do comércio e serviços não essenciais.
A quarentena iniciou em 20 de março. A decisão valeria inicialmente até este domingo (29-03-2020), mas foi prorrogada pelo governo até 5 de abril, diante do aumento acelerado de casos do novo coronavírus no Ceará. Com o decreto, ficam impedidos de exercer as atividades comércios e estabelecimentos dos seguintes segmentos:
** Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres;
** Templos, igrejas e demais instituições religiosas;
** Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;
** Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;
** Lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada;
** Shopping center”, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos dos estabelecimentos;
** Feiras e exposições;
** Indústrias, excetuadas as dos ramos farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, alto forno, gás, energia, água, mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, bem como respectivos fornecedores e distribuidores.
Já são 359 casos confirmados de Covid-19 no estado, doença causada pelo vírus. Cinco mortes foram registradas, segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgado neste domingo.
Somente em Fortaleza são mais de 338 casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz (7), Sobral (5), Quixadá (2), Caucaia (1), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1), Maracanaú (1), Maranguape (1), Itaitinga (1).
Itapajé não está na lista dos casos confirmados, mas, segundo as autoridades sanitárias, uma das maiores preocupações com a pandemia é o contágio entre pessoas assintomáticas.
Justamente por não manifestarem sintomas e, portanto, não saberem que estão com o novo coronavírus, essas pessoas podem aumentar o raio de contaminação, infectando outras pessoas e, dessa forma, acelerar a transmissão do vírus.
Por isso, as autoridades, seguindo recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), exigem o isolamento social.
*** Informações com G1-CE
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket