quinta-feira, 26 de março de 2020

Ceará terá, em duas semanas, maior taxa do Brasil dos leitos de UTI ocupados com casos graves de coronavírus, afirma Abin

Segundo projeção realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em apenas duas semanas, os casos graves de infecção por coronavírus no Cearádemandarão 46,3% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região. O estudo, divulgado pelo site The Intercept Brasil, tem como base a curva da epidemia no Brasil, caso seja semelhante à de Irã, Itália e China.
A Abin avalia que dos 18.510 leitos do Estado, 1.799 (9,72%) estarão ocupados por doentes com casos graves de covid-19. Segundo a projeção, das 1.944 UTIs presentes no Ceará, em duas semanas, 900 (46,3%) estarão sendo utilizadas. No entanto, a projeção ainda não contabilizou as 600 UTIs adquiridas pelo governador Camilo Santana no dia 18 de março.
Caso o fenômeno venha a acontecer, o Ceará será o primeiro lugar do País com a maior taxa proporcional de ocupação em decorrência da doença, seguido do Distrito Federal (44,5%), Santa Catarina (30,6%) e Acre (30,4%). No Brasil, o estudo revela que 10.385 leitos ( 17,4%) – dos quase 60 mil disponíveis – estarão ocupados por doentes com casos graves.
O POVO entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que respondeu com a seguinte nota - confira na íntegra. A Prefeitura de Fortaleza tem adotado, em parceria com o Governo do Estado, uma série de medidas com foco prioritário na saúde para o enfrentamento ao Coronavírus.
Dentre as estratégias adotadas, está a antecipação a um possível cenário mais crítico. Por isso, a Prefeitura de Fortaleza deu início às obras de construção de uma estrutura hospitalar temporária no Estádio Presidente Vargas para assistir eventuais pacientes acometidos pela Covid-19. O novo equipamento, previsto para ser entregue até o dia 20 de abril, está sendo construído com estrutura inicial de com 204 leitos, podendo chegar a 306 leitos de internação que podem ser transformados em leito de UTI.
Com relação ao atendimento no IJF2, já foram entregues 20 leitos e estão sendo preparados mais 150 leitos, com previsão de entrega até o mês de maio, todos exclusivos para pacientes diagnosticados com Covid-19.
Além destes, a gestão municipal ampliará também os leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Edson Queiroz, Vila Velha, Bom Jardim, Jangurussu e Itaperi, somando no total, mais 140 novos leitos disponibilizados para atender aos fortalezenses.
A Secretária de Saúde do Ceará (Sesa) foi procurada para comentar sobre a projeção, mas até o momento não retornou.
Nesta quarta, 25, chegou a 211 o número de casos confirmados no Ceará do novo coronavírus, Covid-19. Foram 26 casos a mais em comparação com o dia anterior, conforme os números da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Todos os casos confirmados entre terça e quarta-feira foram de pessoas que moram em Fortaleza. Não há óbitos registrados no Ceará.
A Capital concentra atualmente 196 casos, 92,9% do total do Estado. Os demais casos se distribuem por outros cinco municípios. Seis deles são de moradores de Aquiraz. Quatro são de Sobral. Há ainda doente um morador de Fortim, um de Juazeiro do Norte e um de Mauriti - o prefeito do Município. Há também casos no Ceará de residentes de São Paulo e Uberlândia (MG) - um cada.
*** Informações com JORNAL O POVO
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS