sexta-feira, 27 de março de 2020

Agências bancárias do Cariri, no interior do Ceará, suspendem atividades presenciais devido ao coronavírus


Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a 1ª Vara do Trabalho do Cariri interrompeu as atividades presenciais nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú. A juíza titular da Vara, Regiane Ferreira, consentiu que apenas 30% dos funcionários fossem mantidos em atividades essenciais. O descumprimento da decisão pode ocasionar multa de R$ 300 mil por dia e por colaborador, o valor será revertido ao Ministério da Saúde para auxílio no combate contra o vírus.
A medida atente a ação coletiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Sintrafi - Cariri) para evitar o contágio do vírus entre os empregados dos banco. O Sindicato alega que, apesar do Decreto Estadual suspender algumas atividades, as instituições bancárias permaneciam com suas atividades ativas.
Segundo a juíza, mesmo que o Governo do Ceará não tenha suspendido as atividades bancárias por serem enquadradas como serviços essenciais, não são todos os serviços oferecidos pelos bancos que estão na categoria. E, neste caso, é possível cumprir as medidas de contenção do vírus com o afastamento social.
A interrupção irá ficar mantida até que um novo decreto estadual seja anunciado, ou que o estado de calamidade em detrimento no novo coronavírus seja cessado.
Redução da mão de obra - Com a medida, a magistrada decretou que 70% dos funcionários deverão adotar o teletrabalho, desde que estes não prestem serviços considerados essenciais. Estes ficam suspensos do comparecimento presencial.
A magistrada levou em consideração o Decreto Federal nº 10.282/2020, que define como atividades essenciais dos bancos os “serviços de pagamento de crédito e de saque e aporte prestadas pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil”.
A situação nos bancos da Região do Cariri se tornou mais agravante quando o Decreto Municipal em Juazeiro do Norte foi divulgado, anunciando a suspensão de atendimento nas agências do município, tornando mais intensa a busca pelas agências bancárias do Cariri.
O que ocasionou “uma corrida desenfreada de juazeirenses para as circunvizinhas, contribuindo para aumentar de forma significativa os atendimentos presenciais e o risco de contaminação”, pontua o Tribunal Regional do Trabalho em nota.

*** Informações com G1-CE
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS