sábado, 4 de janeiro de 2020

Um astronauta norte-americano teve de ser tratado em órbita de a uma trombose venosa profunda na Estação Espacial Internacional; o caso é inédito.


Um astronauta norte-americano teve que tratar uma trombose venosa profunda na Estação Espacial Internacional (EEI), um caso inédito revelado por um dos médicos que assistiu o doente a partir da Terra. O caso, descrito na publicação New England Journal of Medicine e divulgado hoje pela agência noticiosa espanhola Efe, ocorreu quando o astronauta, cuja identidade foi omitida para respeitar a sua privacidade, estava há dois meses na EEI para cumprir uma missão de meio ano. 
É a primeira vez que é detectada uma trombose venosa profunda - formação de coágulos sanguíneos numa veia - num astronauta em órbita, pelo que não havia um método estabelecido para tratar o problema em condições de microgravidade, indicou em comunicado da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, à qual está associado o médico Stephan Moll, um dos clínicos que acompanhou o caso.
Na situação, o astronauta tinha um coágulo sanguíneo na veia jugular (do pescoço), tendo sido administrado um anticoagulante, que foi enviado por uma nave de transporte de carga dada a escassez do remédio a bordo da EEI.
O tratamento durou três meses, período em que o doente realizou ecografias no pescoço sob a orientação de uma equipe de radiologia que estava na Terra.
As comunicações entre o astronauta e o médico Stephan Moll eram feitas por correio eletrônico e telefone.
Depois de regressar à Terra, o astronauta teve de suspender o tratamento durante quatro dias devido à grande exigência física da viagem. Depois disso, não necessitou de mais medicação.
A trombose venosa profunda do astronauta era assintomática, pelo que foi detectada por acaso quando usava ultrassons para uma experiência sobre a redistribuição dos fluidos corporais em ambiente de microgravidade.
O médico Stephan Moll, o único que não era da agência espacial norte-americana (NASA), considera que o caso levanta perguntas às quais é preciso dar resposta, sobretudo quando se pensa em missões espaciais humanas mais prolongadas, como regressar à Lua ou ir a Marte: o risco de trombose venosa profunda no espaço é elevado? Como minimizá-lo? Ainda sem respostas, há muito o que se estudar.

*** Informações com NOTÍCIAS AO MINUTO
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS