terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Grupo de fiéis caminha mais de 260 quilômetros em romaria no interior do Ceará

Um grupo de 54 fiéis decidiu encarar a pé os mais de 260 quilômetros entre as cidades de Itarema e Canindé, no Ceará. O grupo começou a caminhada na manhã do último domingo (12) e espera cumprir o percurso até sábado (18-01-2020), na primeira edição da romaria Caminhando com Santa Rita.
Nestes seis dias de viagem, o grupo conta com apoio de um caminhão e três carros, além da presença de um massoterapeuta. Na manhã desta terça-feira (14), os devotos pararam no município de Miraíma para se alimentar e descansar. A romaria se encerrará com uma missa na Basílica de São Francisco.
O aposentado Domingos Ferreira Neto, de 70 anos, é o mais velho do grupo, mas a idade não atrapalha a energia para seguir caminhando. “Há muitos anos eu tenho vontade de fazer essa viagem a pé e agora deu certo. A minha fé de não desistir, de continuar forte, me faz seguir em frente”, conta. Domingos mora em Morro do Comum, no distrito de Almofala, em Itarema.
O aposentado já foi a Canindé 36 vezes ao longo da vida, mas nunca andando: “minha família toda está rezando por mim”.
Francisca Alves de Oliveira, a Dona Cici, de 69 anos, também não deixa a idade atrapalhar a caminhada. Residente no Bairro Porto dos Barcos, em Itarema, a aposentada lembra que decidiu pegar a estrada um dia antes de o grupo partir. “No sábado, eu passei o dia caminhando para me preparar para a viagem. Depois, fui na casa dos meus irmãos pedir doação de alimentos e consegui mais de 10 quilos”, recorda a devota de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Francisco.
Após mais de 48 horas na estrada, ela conta que ir de Itarema a Canindé a pé pela primeira é a realização de um sonho.
Romaria Caminhando com Santa Rita - Esta é a primeira vez que acontece a romaria de Itarema a Canindé. O coordenador e idealizador da programação, o servidor público Francisco Evandro, lembra que a ideia surgiu em setembro do ano passado. “A gente lançou a proposta nas missas e tivemos o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do povo”.
Com doações, o grupo conseguiu arrecadar 1.400 litros de água e cerca de 800 quilos de alimentos para consumo durante a caminhada. “Ainda há de sobrar para a gente doar cestas básicas na estrada”, ressalta o romeiro.
Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é manter a tradição de realizar o trajeto, sempre no primeiro mês do ano.
Com a primeira experiência sendo concretizada, a intenção é realizar a romaria sempre no primeiro mês do ano. “Nós somos funcionários públicos e este é o período que estamos de férias”, explica o professor de Biologia Junior Pinheiro, que participou de toda a organização da romaria. “Com essa primeira experiência, queremos entrar para a história do município de Itarema”, comemora o devoto.
O grupo deve chegar a Canindé na manhã de sábado (18) e voltar domingo (19) - de ônibus.
*** Informações com G1-CE
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS