sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Os municípios de Jaguaribe e Sobral ficam no topo do ranking das cidades mais quentes do Brasil

Dois municípios cearenses estão entre os mais quentes do Brasil em 2019. Tratam-se de Jaguaribe, a 243 km de Fortaleza, e Sobral, no Norte do Ceará. Nessas cidades, as temperaturas ultrapassam os 40 graus.
Jaguaribe registrou o maior índice do país no começo de novembro. O município atingiu 40,5 graus no penúltimo mês do ano. A temperatura foi a maior registrada na primeira semana do mês. Em 2018, a cidade também liderou o ranking das altas temperaturas para novembro.
Já Sobral, que já é conhecida pelo calor, liderou o ranking das temperaturas do Brasil em outubro, com 38,8 graus.
As máximas nessas localidades podem voltar a se repetir, possibilidade reforçada porque novembro tem sido o mais quente do ano no Ceará, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Neste mês, a média de temperatura em todo o Estado, puxada pelo clima do interior, chegou a atingir 38,5 graus no dia 7. De acordo com a climatologista do Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos do Inpe, Juliana Anoque, a média supera a média histórica em 0,7 graus.
“É um valor acima da média histórica. Desde o início do mês de novembro, as temperaturas estão estão entorno dessa média, de 37,8 a 38,5 graus”, descreve a climatologista.
Jaguaribe, que teve a maior máxima desse ano, está com sete das maiores temperaturas no Estado desde 2012: o pico foi 40,6 graus, índice registrado em 2016. Apesar das temperatura estarem acima da média este mês, Juliana Anoque diz que nesse período do ano, é mais comum que o clima esquente.
“O estado do Ceará tem temperaturas mais altas com relação ao primeiro semestre. Outro fator que também contribui para temperaturas elevadas é o fator de chuvas nesse período, que é normal para essa época do ano. Isso contribui para que a temperatura fique mais elevada. As regiões do interior também estão mais afetadas, porque os ventos que vêm do mar acabam pegando força e quando chegam no continente, nos territórios mais próximos do interior. Aí, as temperaturas tendem a ficar mais elevadas”, argumenta a profissional dos estudos do clima.
*** Informações com TRIBUNA DO CEARÁ
Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema. ** Valor: R$ 350,00. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711 ou TIM (88) 9.9985-0788.
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS