quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Meteorito é flagrado atingindo a Lua durante último eclipse; veja o vídeo!

Um telescópio espanhol flagrou um momento inédito na astronomia: o instante em que um meteorito caiu na face visível da lua durante o último eclipse lunar, a "Super Lua Vermelha", ocorrido na madrugada da última segunda-feira (21). É a primeira vez que é filmada uma colisão durante um eclipse e o impacto aconteceu às 1h21, horário de Belém.
O vídeo registra o exato momento em que o meteorito cai na lua. Jose Maria Madiedo, astrônomo da Universidade de Huelva, foi quem divulgou as imagens captadas pelo Sistema de Detecção e Análise de Impactos Lunares (Midas), um projeto conjunto daquela universidade e do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, nas redes sociais.O especialista afirma que o meteorito se desintegrou no impacto, gerando o ponto luminoso visto na imagem. "O mais provável é que a rocha fosse um fragmento de um cometa e não de um asteroide. Nesse caso, a velocidade média do impacto seria de uns 61 mil quilómetros por hora", disse Madiedo à revista National Geographic Espanha.
O astrônomo explica que o impacto de um meteorito na Lua é completamente diferente na Terra, pois nosso planeta possui um escudo protetor (a atmosfera), que desintegra os corpos celestes antes de atingirem o chão. "Na Lua não há atmosfera, não há nada que trave uma rocha que entra em rota de colisão. Uma das características dos impactos a grande velocidade é que se produz um flash durante a colisão, resultado da energia que é libertada", finalizou.
Vídeo:
*** Informações com: Diário Online
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

POSTAGENS MAIS LIDAS