segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus altera rotina nas universidades cearenses suspendendo temporariamente suas atividades acadêmicas.


Com três casos do novo Coronavírus confirmados no Ceará, as instituições de ensino superior alteram sua rotina como forma de prevenção à doença. Durante a manhã da segunda-feira (16-03-2020), Uece e IFCE anunciaram a suspensão temporária das atividades acadêmicas. A Universidade Federal do Ceará (UFC), emitiu uma série de recomendações na última semana, mas ainda não se pronunciou sobre cancelamento de aulas. Internamente, alguns docentes suspenderam as atividades em alguns centros. 
Após nota oficial da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmando os casos, o Centro de Humanidades (CH) da UFC encaminhou email aos estudantes, solicitando preenchimento de formulário. As questões tratavam da disponibilidade de computadores, celulares e acesso à internet dos universitários. As respostas seriam utilizadas na reunião do CH sobre o Coronavírus. 
Em Sobral, Região Norte, a reitoria do Centro Universitário INTA-UNINTA decidiu suspender as atividades presenciais até cinco de abril, "visando contribuir com as medidas preventivas perante a epidemia declarada pela OMS", diz a nota. A instituição afirmou que haverá reposição de aulas, mas outras mudanças ainda podem ser anunciadas. "Os atendimentos administrativos funcionarão de 7h30 às 17h30 de forma presencial e através dos telefones e e-mails institucionais. Continuam a funcionar também as atividades acadêmicas da modalidade de ensino a distância. Todas as informações oficiais do UNINTA serão divulgadas no site uninta.edu.br, de acordo com a necessidade e evolução do quadro epidemiológico."
Já a reitoria da Unilab, em Redenção, organiza reunião para terça-feira (17), onde discutirá "com setores competentes da instituição a fim de definir o plano de ação visando à segurança da comunidade acadêmica, levando em conta inclusive as recomendações expressas na Instrução Normativa nº 19/2020, do Ministério da Economia."
A Universidade de Fortaleza (Unifor) negou boato sobre um estudante que teria apresentado sintomas da doença. No site, a instituição divulgou as medidas preventivas adotadas. Entre eles, a suspensão das aulas. "Em razão do registro dos primeiros casos do Covid-19 no Ceará, confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado, a Universidade de Fortaleza suspende, preventivamente, as atividades letivas presenciais da Graduação, Pós-graduação, Educação Executiva e dos cursos gratuitos do Centro de Formação Profissional a partir de 17h20 desta segunda-feira, 16, até o dia 31 de março de 2020", diz nota. Além disso, a Unifor cancelou 21 eventos que aconteceriam nas próximas semanas. 
Em Juazeiro do Norte, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) estabeleceu um comitê interno para avaliar a situação. O comitê convocou a imprensa para apresentar as decisões tomadas pela instituição. A coletiva acontece na terça-feira (17).

*** Informações com CNEWS
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket