segunda-feira, 16 de março de 2020

Cheias de açudes fazem passagens molhadas ficarem submersas neste domingo (15) no interior do Ceará

O sangramento de açudes, ocasionados pelo volume de chuvas registrado neste período no Ceará, fez com que vias de passagem molhada ficassem submersas no interior do estado. Neste domingo (15-03-2020), 21 açudes estão com 100% da capacidade, de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O açude Trici, localizado em Tauá, na região do Sertões dos Inhamuns, é um dos reservatórios que estão sangrando no Ceará. A cheia é percebida em uma passagem molhada que liga os bairros Centro e Tauazinho. Em alguns pontos, é possível perceber uma pequena correnteza se formando. O açude é o segundo maior da região e superou o volume total na última sexta-feira (13).
Já na cidade do Cedro, a 524 km de Fortaleza, uma via molhada também está submersa no distrito de Várzea da Conceição. A travessia conecta o distrito a comunidades do entorno. Moradores indicam dificuldade de locomoção devido ao volume da água. O fluxo na passagem molhada alimenta o açude de Lima Chaves, no município de Icó.
Em nota, a prefeitura de Cedro informou que desde as primeiras chuvas nos distritos, a prioridade é a recuperação de estradas e trechos de rotas do transporte escolar. Sobre a informação que moradores estão ilhados distrito de Várzea da Conceição, a prefeitura esclareceu que "historicamente, o nível baixa rápido pelo escoamento de encontro com outros riachos" e que o vídeo que circula nas redes sociais não é verdadeiro.
Em Várzea Alegre, no distrito de Riacho Verde, a via molhada nas proximidades do Sítio Guaribas também está alagada, mas não há problemas de deslocamento.
Reservatórios - Apesar do número recorde de açudes sangrando no Ceará, 80 dos 155 açudes monitorados pela Cogerh estão com 30% do volume total. Até o momento, o estado está com 17,3% da capacidade máxima, o equivalente a 3,21 hm³. E 7 açudes estão com carga acima de 90%.
O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, observa a necessidade de aporte para algumas bacias. “O Sertão de Crateús já vinha com dificuldades com as chuvas dos últimos oito anos. As cinco sub-bacias do Jaguaribe estão com precipitações abaixo da média nos últimos cinco”, diz.
Chuvas no Ceará - Entre as 7h de sábado (14) e 7h deste domingo (15), choveu em pelo menos 126 municípios cearenses - segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado às 14h20. Fortaleza registrou a maior chuva do ano, com 132,3 milímetros (posto Castelão).
*** Informações com G1-CE
Atenção - Pedimos aos nossos "Seguidores amigos" que participem do nosso novo Canal de Comunicação de Vídeos do YouTube. Contamos com a inscrição de todos. CLIQUE AQUI. Estamos também trabalhando com imagens aéreas de Drone. Interessados ligar: (..) Tim (88) 9.9916-7711.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket