quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Escola do Olho D'água Velho ganha o nome do saudoso Vicente Rocha através de Projeto de Lei do ver. Hilton Belém aprovado nesta terça (26). Assista



O vereador José Hilton Camelo Mourão, o conhecido "Hilton Belém" foi destaque na sessão ordinária regimentar do recesso parlamentar da augusta Casa Legislativa de Ipu na noite desta terça-feira, 26 de novembro de 2019; com aprovação do seu Projeto de Lei nº 022/2019, que em súmula, muda o nome da Escola Municipal Senhor do Bonfim para Escola Municipal Vicente Belém Rocha na localidade de Olho D'áquinha, zona rural do município de Ipu.

A mudança do nome da Escola, segundo o que diz o referido Projeto de Lei, em seu artigo 2º, não terá nenhuma conseqüência negativa, ao contrário, pois trará à Comunidade e Adjacências, uma satisfação plena, em poderem ver o nome de um dos maiores benfeitores local, ter o seu nome lembrado para identificar a escola onde a maior parte dos filhos dos moradores das comunidades próximas estudam na Escola local.

Durante a sessão ordinária, o Plenário do Legislativo ficou lotado pelos moradores da localidade de Olho D'água Velho e familiares do homenageado que abrilhantaram a última sessão ordinária do recesso parlamentar de 2019.


A filha do homenageado, Sra. Maria Natividade Pinho Belém Rocha usou a Tribuna Francisco Das Chagas Torres onde agradeceu em nome de toda a sua família as justas homenagens ao seu pai, o saudoso Vicente Rocha.
Conheça um pouco da vida do homenageado Vicente Belém Rocha - Quando em vida, foi um homem de conduta ilibada, amante do esporte e da cultura. Nasceu em Ipu, e aqui desenvolveu seus primeiros conhecimentos intelectuais, tendo ainda, estudado no Rio de Janeiro. Ingressou na carreira militar, ainda no Rio de Janeiro; mas a saudade e o amor por sua terra e sua gente falou mais forte, e o "Vicente Rocha", como era conhecido, resolveu deixar a vida militar e voltar para a sua terra natal, nosso Ipu. 
Em Ipu, desenvolveu atividades de um reconhecido comerciante, e um dos grandes agropecuaristas, tendo no Sítio Olho D´'agua Velho sua maior fonte de produção, onde plantou de tudo; tendo sempre o respeito de todos desta localidade para maneira filosófica de ajudar o seu próximo. Mesmo com sua vida agitada pelos negócios; o saudoso Vicente Rocha foi um compulsivo leitor de grandes obras literárias da sua época cultural. Se destacou como presidente do Grêmio Recreativo de Ipu, bem como um "ativista político". Em 1954, foi candidato a prefeito de Ipu, não logrando êxito.
Na sua vida familiar, casou-se com a ipuense Sebastiana Pinho Rocha, conhecida Dona Názia; quando ainda noivos, ganharam a guarda de Noeme Gomes de Abreu Carlos. O casal teve seis filhos naturais: - Helder Marcelo Pinho Belém Rocha, José Irã Pinho Belém Rocha, Maria Natividade Pinho Belém Rocha, Rosa Maria Pinho Belém Rocha, Joaquim Ronilson Pinho Belém Rocha e Francisco de Assis Pinho Rocha, o conhecido "Chico Rocha".
O vereador Hilton Belém relada em sua propositura de Lei, que o saudoso "Chico Rocha" tinha sempre a vontade de que a Escolha Municipal em questão tivesse o nome do seu saudoso pai, Vicente Belém Rocha por ter sua edificação da escola nas terras doadas pela família. (Acompanhe abaixo os bastidores em vídeos e fotos, uma produção do radialista e blogueiro Afrânio Soares).

Atenção: Clique na letrinha "F" para ter acesso as 61 imagens do álbum.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket