sábado, 22 de junho de 2019

Em Viçosa do Ceará, Vídeo mostra como deve ficar a Igreja do Céu após reforma devido ao desabamento. Assista

Um projeto arquitetônico mostra como a Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará, a 349 quilômetros da Capital, vai ficar com a reforma após o desabamento da torre principal junto à imagem do Cristo Redentor, na madrugada do último dia 31 de março. A estrutura já havia passado por reforma recente antes do ocorrido.
A cobertura e calçada também ficaram danificadas. O vídeo do rompimento da estrutura circulou nas redes sociais. Em entrevista ao O POVO Online na época, o professor de Engenharia Civil e coordenador do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Estruturas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Esequiel Mesquita, afirmou que o prédio já dava sinais de instabilidades estruturais, apesar de reforma recente em 2016. “Sendo que as reformas foram para o entorno da Igreja”, afirma. As intervenções ocorreram na construção do Polo Turístico, Artesanal e Cultural Igreja do Céu além de áreas de lazer, estacionamento, restaurante e área de eventos.
A estrutura da Igreja do Céu tem cinco metros de largura e 15 de comprimento. “O projeto tem sido uma articulação entre a diocese de Tianguá e a Prefeitura de Viçosa. A diocese é responsável pela região. Nesse projeto, vai ser priorizado as características originais da igreja de 1937”, apontou Esequiel Mesquita, já que as pedras de revestimento escondiam as fissuras da igreja. Dessa forma, estão sendo feitos levantamento e mapeamento dos tijolos, que serão utilizados exatamente no mesmo tamanho, conforme o engenheiro.
“A própria mão-de-obra vai passar por um treinamento e toda a obra vai ser acompanhada pelo laboratório. Não seremos nós quem vai executar a obra, mas vamos coordenar”, afirma. A torre vai ser reconstruída respeitando as técnicas construtivas da época e o Cristo vai ser restaurado.
O projeto foi avaliado em R$ 300 e vai incluir a estabilização das fundações através de uma cortina de contenção. “Essa cortina é importante para isolar a igreja de futuras vibrações e movimentações do solo”, disse. A previsão é de que as reformas terminem no final de novembro.
A história da igrejaInaugurada em 14 de agosto de 1938 e dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, a igreja foi batizada pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota (1882-1959). Foi construída pelo Monsenhor, José Carneiro da Cunha, graças à ajuda e cooperação da população de Viçosa. Além da estrutura da torre, sobre ela havia ainda a imagem de Jesus Cristo esculpida pelo italiano Agostinho, Odísio Balmes, em 1939.
O local de acesso à igreja se faz por duas vias, ou seja, pelos degraus, que somam 334 ao todo, ao redor das margens das 15 estações da via sacra, representando o martírio de Jesus Cristo. A entrada é também acessível pela estrada asfaltada às margens do cemitério municipal. Em 2018, a Igreja do Céu completou 80 anos.
*** Informações com Jornal O Povo

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket