quinta-feira, 6 de junho de 2019

Amizade sincera: Por que cachorros escolhem uma pessoa para proteger e seguir? Especialista explica.


Dizem que os cães são os melhores amigos dos seres humanos, mas há situações em que essa relação impressiona. Foi o caso da cadela Branquinha, que comoveu os fortalezenses na última segunda-feira (3). Ela protegia sua dona, Silvia Helena, enquanto a mulher era socorrida por uma equipe médica. Mas por que esta ligação tão forte acontece?
Quem explica isso é Belise Maria Oliveira Bezerra, professora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza (Unifor). Segundo ela, escolher uma pessoa para proteger é algo que faz parte do comportamento dos cães.
“Como eles vivem em grupo na natureza, sempre tem um animal que é o dominante. Quando eles vivem dentro de uma casa, eles não têm mais esse parâmetro e acabam escolhendo uma pessoa da casa para proteger e se apegar mais, que pode ser quem o adotou ou quem teve o primeiro contato”, justifica a docente.
No caso de Branquinha, esta ideia se confirma, já que foi Silvia quem adotou o animal, há três anos. “Ela não morde ninguém, mas se mexer comigo, ela morde”, destacou a empregada doméstica em entrevista à TV Jangadeiro. A cadela chegou a tentar defender sua dona das agressões do marido.
Estudiosa do bem-estar animal, a docente também destaca que os cachorros têm sentimentos similares aos dos seres humanos. No entanto, é mais difícil identificar as emoções nos animais.
“Como eles não falam, é mais difícil identificar, mas eles sentem tudo que a gente sente: tristeza, felicidade, medo. Quando uma pessoa cuida deles, eles sentem esse vínculo também e dão toda a devoção que podem”, explica Belise.
A professora da Unifor cita como o exemplo o filme Para sempre ao seu lado (2009). Baseada em fatos reais, a produção conta a história do cachorro Hachi, que esperou em uma estação de trem durante anos por seu dono, que já havia falecido. Branquinha, ao que se vê, estará sempre ao lado de Silvia Helena.

*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.8121-9041 (VIVO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket