segunda-feira, 25 de março de 2019

Ipu, nas "palácias" do poder; quem será o próximo?

Na política dinâmica ipuense já é possível vermos os "Cururus", como tão bem diz na gíria política, desfilando nas "palácias" suntuosas do poder. 
Como na lendária História romana do poder; alguns textos já esnobava em suas linhas os conquistadores do "Império Romano", que ao voltarem de batalhas exitosas de suas conquistas de novos territórios, eram equacionados e recepcionados com o título de bravura em desfiles pela capital do império; ao lado destes vultuosos guerreiros, seguia um sacerdote para lhes dizer ao seu ouvido, que a cada 100 metros; "tu és mortal"; neste objetivo, era mostrar ao povo romano, que naquele momento de glória suprema do conquistador, todos soubessem que ninguém estava acima de tudo. 
Nesta vertente de ser verdade ou não, essa "metáfora" mostra a importância que sempre teve a limitação do poder. 
O poder está presente em todas as relações humanas, desde o núcleo mais elementar de sociabilidade, que é o lar, até a vivência na polis. A criação de pesos e contrapesos para que ele não se torne absoluto não está presente apenas na teologia ou na história antiga. 
Desde o século 17, esse princípio ganhou forma melhor delineada em instituições públicas. São nossas construções sociais como o Parlamento, o Judiciário e Executivo, que servem de contraponto para que não haja a sobreposição de uma vontade à outra. É como se as instituições fossem aquele sacerdote falando no ouvido da outra: “tu és mortal”. Quem será o próximo?
** Roteiro final retirado da História Romana do Poder. 
** Foto de capa (Ipu Notícias)
P.S.: Na gíria política, o nome de "Cururu" foi dado aos membros partidários, em outras palavras: "Grupo Político" do ex-prefeito de Ipu, Zezé Carlos e sua esposa, ex-prefeita Toinha Carlos.
*** Informações com Coluna Opinião Interativa
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.8121-9041 (VIVO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket