sexta-feira, 29 de março de 2019

Funcionário do Ibama que multou Bolsonaro exonerado diz que foi punido por cumprir sua obrigação

O servidor José Olímpio Augusto Morelli, exonerado do cargo de chefia que ocupava no Ibama, acredita haver conexão entre a saída da função e o fato de ter multado o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em 2012. O chefe do Executivo recebeu a infração por pesca irregular na Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. As informações são da revista Piauí.
O Diário Oficial da União dessa quinta-feira (28/3) publicou a destituição de José Olímpio. Ele ocupava a chefia do Centro de Operações Aéreas desde 2018. Esse departamento do órgão de proteção ambiental tem uma frota de seis helicópteros, usados, entre outras funções, para a fiscalização do desmatamento na Amazônia. Recentemente, as aeronaves estavam direcionadas para combater incêndios florestais em Roraima.
José Olímpio foi o único servidor com cargo de chefia a ser exonerado. “Fui punido por ter feito minha obrigação”, afirmou em entrevista à Piauí. Ele é engenheiro agrônomo especializado em direito ambiental.
Para o servidor, houve motivação política na decisão de dispensá-lo do posto. “Vejo tempos sombrios no Ibama”, salientou. O nome que vai substituir José Olímpio ainda não foi anunciado. Ele continua no órgão, mas sem função definida até agora.
Em 2012, o servidor do Ibama multou Bolsonaro em R$ 10 mil. Ele também tirou as fotos em que o presidente da República aparece de trajes de banho e camiseta em um bote inflável, ao lado de equipamentos de pesca e um recipiente com peixes. A multa, no entanto, nunca foi paga e, em janeiro deste ano, a superintendência do Ibama no estado suspendeu a infração.
A medida baseou-se em parecer da Advocacia-Geral da União de 2018 – o órgão alegou o fato de Bolsonaro não ter conseguido amplo direito de defesa. O Ibama também já foi informado, no início deste mês, que a multa aplicada ao titular do Palácio do Planalto estaria prescrita há mais de um ano.
*** Informações com: Metrópoles
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.8121-9041 (VIVO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket