quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Em novo golpe no WhatsApp cibercriminosos utilizam mensagens personalizadas para atraírem mais vítimas


Os golpes de WhatsApp não são mais novidades. Mas, cada vez mais, os cibercirminosos estão utilizando maneiras diferentes para chamarem a atenção dos usuários e fazer com que eles não desconfiem da veracidade da mensagem. No caso deste golpe mais recente envolvendo irregularmente O Boticário, os cibercriminosos estão enviando links falsos para que os usuários insiram o CPF. A partir disso, o número é verificado na base de dados e retorna com o nome do usuário – o que torna o golpe ainda mais personalizado e com um jeito mais legítimo. Após clicar no link, o usuário é direcionado para a página falsa.
Para Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky Lab, “com os inúmeros vazamentos de dados que têm atingido pessoas do mundo todo, os cibercriminosos conseguem extrair esse tipo de informação e utilizar em novos golpes de uma maneira mais personalizada. Vimos golpes há um tempo que também eram disseminados via WhatsApp, verificavam o CPF e nome, enviavam um link com ID único e colocavam o nome da vítima na mensagem”.
Para se proteger: – Não clique em links. Principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário. Além disso, seus amigos e familiares podem ter sido enganados ou hackeados.
– Sempre verifique o link antes de clicar. Coloque o mouse em cima do link para visualizar a URL e observe com atenção se há erros de ortografia ou outras irregularidades. Além disso, caso seja uma promoção ou algo utilizando o nome de uma marca famosa, sempre acesse o site oficial da empresa – digitando o site – para confirmar a veracidade da promoção ou campanha.
– Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos. Utilize uma solução de segurança que te alerte sobre os riscos à segurança, além de proteger os dispositivos contra phishing, malware, app mal-intencionados e outras ameaças conhecidas e desconhecidas. Além disso, mantenha sempre atualizada a solução de segurança. Empresas como a própria Kaspersky têm soluções como essa, que ajudam a prevenir e combater esses golpes.

*** Informações com Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket