segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Raio mata ovelhas e garrotes em fazenda no interior do Ceará.

Vinte e nove ovelhas e dois garrotes morreram ao ser atingidos por um raio na tarde deste domingo (09-12-2018), no município de Tabuleiro do Norte, a cerca de 200 km de Fortaleza. A cidade teve chuvas rápidas, porém, acompanhadas de ventania e raios. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuva de 20 milímetros no minucípio.
O dono do rebanho, Pedro Silvério, disse ao G1 que eram por volta das 15h e chovia bastante no momento em que se preparava para levar os animais para o curral. Ele conta que viu um clarão e ouviu um estrondo muito forte. E percebeu que um raio havia caído próximo à propriedade. Ao total, foram 29 ovelhas e dois bois que morreram atingidos pela descarga elétrica, segundo ele. Um prejuízo de R$ 7 mil.
“Ouvi um barulho chega o cavalo se assustou. Aí as ovelhas começaram a berrar. Pegou as ovelhas, pensei. Esperei um pedaço. Fui olhar. Quando cheguei vi pelo menos 10 ovelhas mortas. Olhei para outro lado mais animais mortos. Prejuízo de R$ 7 mil”, afirmou, desapontado.
O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, explica que poucas chuvas acompanhas por raios são comuns e estão relacionadas a nuvens cumulonimbus que ficam em grande altitude.
"Os raios podem sim ocorrer quando nós temos poucas chuvas. O que acontece é que sempre há nuvens mais baixas que acabam cobrindo as cumulonimbus", explica Fritz.
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
** Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
** Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
** Evitar consertos de instalações elétricas;
** Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
** Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
** Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
*** Informações com G1-CE
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores