domingo, 16 de dezembro de 2018

Profetas da chuva preveem inverno cearense com precipitação entre média e baixa intensidade

A previsão de chuvas para o inverno cearense é de “regular para baixo”, de acordo com cinco profetas da chuva. Os sábios populares fizeram as observações nessa quinta-feira, 13, e nesta sexta, 14, no município de Tauá, distante 347 km de Fortaleza. O prognóstico foi oficializado no III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no campus da cidade. 
De acordo com Alan Sombra, chefe do departamento de ensino da instituição, cada um dos sábios utiliza os próprios mecanismos para antever a quadra chuvosa. Os meios utilizados vão desde a observação do trabalho das formigas até a disposição dos planetas e da Lua. Além disso, segundo ele, ainda há quem utilize datas deste ano para comparar com o mesmo período do próximo ano. 
“É interessante olhar para essas crenças populares que, de certa forma, têm alguma fundamentação científica. Para quem se dedica a estudar previsões da quadra chuvosa, vê essas fundamentações. É uma forma de resgatar. Como somos sertanejos, sempre estamos com aquela fé”, avalia Alan.
O prognóstico dos profetas coincide com as expectativas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), órgão responsável por prevê e quantificar as chuvas no Estado. De acordo com a Funceme, a probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño pode reduzir a incidência de chuvas no Ceará em 2019. O El Niño aquece as águas do Oceano Pacífico e reduz os ventos na região equatorial, dificultando a ocorrência de águas pluviais.
 *** Informações com: O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket