sábado, 15 de dezembro de 2018

Camilo Santana começa a abrir um canal de diálogo com o novo Governo Federal

O governador Camilo Santana (PT) iniciou os esforços de aproximação com a equipe do governo de Jair Bolsonaro (PSL), de olho no segundo mandato que assume à frente do Estado, a partir de janeiro. “Calcanhar de Aquiles” da sua gestão até aqui, a Segurança Pública foi a porta de entrada do governador na nova equipe presidencial: o futuro ministro da Justiça Sérgio Moro e general Theophilo, que deve ocupar o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública, curiosamente, adversário do petista na campanha.
O encontro, segundo Camilo, foi cordial e teve pedido de ambas as partes. A Moro, Camilo fez um apelo para que ele escute os governadores na formulação das políticas públicas para a Segurança e que dialogue antes de mandar ao Congresso o pacote de mudanças que dependem da aprovação dos parlamentares.
De Theophilo, Camilo ouviu pedido de liberação de militares do Ceará para compor a Força Nacional de Segurança, pedido também prontamente atendido pelo governador. “Foi um diálogo muito bom. A Segurança é uma área que precisa de mais investimentos e o diálogo neste momento é fundamental”, disse o chefe do Executivo cearense. 
O primeiro contato com membros do governo - Camilo ainda não se encontrou com Jair Bolsonaro após a eleição - foi positivo. Entretanto, quando o assunto é a formação de uma interlocução direta com o Planalto, o governador demonstra que ainda não há decisão sobre o assunto. “Ainda está muito cedo. Vamos aguardar, né?”, afirmou.
Contato
No Fórum dos governadores realizado em Brasília, na última quarta-feira (12), o Chefe do Executivo já tinha se aproximado do general Theophilo. Os dois já tinham se falado por telefone logo que o militar foi escolhido para o cargo. Na ocasião, Camilo pediu, em tom de brincadeira, que ele fosse o primeiro governador a ser recebido no gabinete do futuro secretário. 
“Quando ele ganhou a eleição eu liguei parabenizando e quando ele me ligou achei gentil da parte dele. Acho que agora o momento é da gente se ajudar, está todo mundo junto. Estou muito preocupado com a questão da segurança no País, em especial do nosso Estado. Falei com o delegado André (secretário estadual de segurança), me colocando à disposição para ajudar”. 
Segundo Theophilo, Camilo foi “totalmente receptivo” ao pedido dele de liberar, eventualmente, policiais que ele selecionasse para compor a Secretaria Nacional de Segurança. O coronel da PM do Ceará, Aginaldo Oliveira, é um dos agentes que estão no radar de Theophilo. 
Aliados 
Com o PT na oposição ao futuro governo Bolsonaro, Camilo precisará mais do que nunca de interlocutores que o ajudem a destravar recursos para o Estado. Pensando em ocupar esse posto, mesmo ainda sem tanta envergadura, deputados federais eleitos e reeleitos da base de Camilo tentam se aproximar de Bolsonaro, de olho em pleitear, de um lado e de outro, as demandas dos municípios que representam. Vários parlamentares cearenses têm se reunido com a cúpula estadual do PSL para formar uma base de apoio ao presidente eleito na Câmara Federal. 
Apesar do seu partido ainda não ter declarado apoio formal a Bolsonaro, o deputado federal Genecias Noronha, presidente do Solidariedade no Estado, garante que vai usar da influência que tem junto ao novo Governo para ajudar o Ceará. “Tenho amigos do Governo, que já estão ministros, ou estão para serem secretários, então eu já vou ajudar o Governo Camilo. Já que não teremos mais o Eunício, que é uma grande força política”. 
Já o PR, partido do deputado federal eleito Jaziel Pereira, anunciou que integrará a base do futuro presidente. O futuro parlamentar se dispõe a ser uma “ponte” entre o Governo Camilo e a União. 
“O próprio Onyx (futuro ministro-chefe da Casa Civil), na conversa que tivemos, disse que está disposto a trabalhar com os deputados, levando as condições para os seus estados. Não se cobrou nada dele a não ser que não haja nenhuma retaliação”. 
O presidente estadual do PP, deputado federal eleito Antônio José Albuquerque diz que “administrativamente” tem que atuar e pensar no Ceará e no Brasil. 
Seis nomes ligados ao CE 
Além do general Guilherme Theophilo, outros cinco nomes ligados ao Ceará já foram indicados para compor o Governo Jair Bolsonaro e também podem ajudar a promover projetos do interesse dos cearenses na nova gestão. 
Mayra Pinheiro é ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará e indicada para a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES). Mayra foi candidata ao Senado pelo Ceará na coligação do PSDB, de oposição a Camilo Santana. 
Mansueto Almeida, que integra a equipe econômica de Michel Temer, é economista e especialista em finanças públicas. Ele foi indicado para continuar no comando da Secretaria do Tesouro Nacional na nova gestão, sob a liderança do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. 
Tarcisio Gomes de Freitas é ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e formado pelo Instituto Militar de Engenharia. Ele foi indicado pelo presidente eleito para assumir o Ministério da Infraestrutura. 
Luciano de Castro, por sua vez, é engenheiro e especialista em Energia. Ele compõe a equipe de transição do presidente eleito. Waldery Rodrigues Junior é engenheiro e especialista em Economia. O profissional compõe a equipe de transição do novo chefe do Executivo federal.
*** Informações com:  Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores