terça-feira, 6 de novembro de 2018

Sobral, na Região Norte do Ceará, está entre as cidades mais quentes do Brasil

A cidade de Sobral, na Região Norte do Ceará, está entre as cidades mais quentes do País, segundo estudo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na última terça-feira (30-10-2018), o município registrou a temperatura de 38,3 graus. Sobral ficou atrás apenas dos municípios de Esperantina (PI) com 39,1, Bacabal (MA) com 39,0, Sonora (MS) com 38,7 e Piripiri (PI) com 38,7 graus.
Em outros cinco dias do mês, a cidade cearense esteve entre as dez mais quentes do Brasil. Na segunda-feira (29), a temperatura máxima em Sobral chegou aos 38,7 graus. Nos dias 23 e 24 de outubro, a temperatura chegou aos 38,7 e 37,9 graus. Fato repetido dos dias 22 (37,9 graus) e 21 (37,8 graus).
Mais quente do Ceará Já no âmbito local, no mês de outubro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Sobral foi a cidade que registrou maior temperatura chegando aos 40,0 graus e umidade 17%, no dia 20 de outubro.
Conforme o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, o forte calor e a baixa umidade nesta época do ano é comum nesta época, já que não há chuvas.
“É esperado, pois não há chuvas. No momento temos poucas nuvens e também pouca nebulosidade. E sem as chuvas a umidade também cai consideravelmente”, explica.
O supervisor da Funceme alerta também para baixa umidade que em algumas cidades está na casa dos 12% e 20%. “No município de Iguatu registramos umidade 12% e no Crato 14%. Valores preocupantes e que merecem cuidados”, disse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de observação os níveis de 40% a 31% da umidade relativa do ar. Quando ela atinge índices abaixo dos 30%, há estado de atenção. Se a umidade atingir níveis entre 20% e 12%, ocorre o estado de alerta.
PrevençãoPara evitar os danos à saúde, é recomendado proteger a cabeça contra o sol e usar chapéu, roupas leves, calçados confortáveis constituem algumas recomendações importantes. Os médicos também pedem moderação com os exercícios físicos, principalmente nas horas de sol mais forte, pois a seca reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades.
Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes arejados e devem tomar sol nos horários em que os raios estejam mais fracos - antes das 10h e depois das 16h.
Previsão do tempoAo longo desta quarta, a Funceme prevê céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses. Para quinta-feira (1º) céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões. E para sexta-feira (2), também teremos céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões.
*** Informações com G1-CE
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores