terça-feira, 13 de novembro de 2018

Ipu na lista: Conheça programa que leva cursos profissionalizantes de turismo ao interior cearense

Viajar, conhecer novos lugares e novas culturas. Para muitos, turismo é sinônimo de descoberta e revitalização. Para quem tem apreço por viagens e se interessa em trabalhar na área, é possível encontrar cursos, tanto de graduação como profissionalizantes, que exploram as diversas possibilidades que o ramo oferece. Para incentivar à capacitação na área, a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), por meio Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), iniciou em 2017 cursos de qualificação no turismo, que são executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) em cidades do interior do Estado. O projeto segue até o final deste ano.
O segmento de turismo é, para o País, um mercado forte, pois, além de movimentar a economia do setor diretamente, gera empregos formais e informais. De acordo com estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), ano passado, o turismo foi responsável por injetar US$ 163 bilhões no Brasil, o que equivale a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a entidade, o segmento também é responsável por gerar sete milhões de postos de empregos, seja de forma direta ou indireta.
Os cursos executados pelo Senac/CE, são compostos por planos de aula que proporcionam uma aprendizagem prática, desde a qualificação inicial ao aperfeiçoamento profissional do aluno, explica Cintia Oliveira, consultora do Senac Ceará na área de turismo. “Os cursos do Prodetur, que são oferecidos gratuitamente, contemplam todos os setores que envolvem a cadeia produtiva do turismo, como área de hospedagem, eventos, receptivos, lazer, alimentos e bebidas, que por meio do aprimoramento de práticas e técnicas alinhadas às tendências do mercado, contemplam os requisitos necessários para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços de turismo e no incremento do setor”, frisa.
A importância de consolidar o turismo cearensePalmácia, Redenção, Baturité, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu e Ubajara, Viçosa, Tianguá, Ipu e São Benedito são cidades que recebem o cronograma de aulas. Ao todo, o Prodetur possui 18 títulos de cursos. Entre eles estão “Recepção e Meio de Hospedagens”, “Marketing Aplicado ao Turismo e Hotelaria”. De outubro de 2017 a julho último, o programa beneficiou aproximadamente 1.600 pessoas – a estimativa é de que, até sua conclusão, beneficie 3.000 cearenses.
Cintia conta que as aulas são destinadas a pessoas que já trabalham na área e, também, àquelas que desejam se profissionalizar no ramo do turismo, mesmo sem ter formação anterior na área. “O Governo do Estado do Ceará reconhece a importância de consolidar o turismo da região por meio de profissionais qualificados, que poderão prestar atendimentos satisfatórios e a nível internacional, tornando os destinos mais competitivos”, destaca. A profissional defende que pessoas da região usufruam desse projeto, sendo esta uma oportunidade ímpar de acessar uma formação reconhecida nacionalmente, sem custos e sem precisar sair de sua cidade.
O desejo de se profissionalizarAlessandra Passos reside em Viçosa e é proprietária da pousada Girassol, localizada na zona rural da cidade. De acordo com a empresária, desde quando abriu o espaço, há cinco anos, sentia a necessidade de se profissionalizar mais no setor. “A gente não tinha muita experiência. Só a do dia a dia mesmo”, conta, ressaltando que já tinha procurado cursos na área e que, por serem em outros municípios, tornaram-se inviáveis.
Com o Prodetur, diz Alessandra, “não esperou duas vezes para se inscrever nos cursos”. “Me inscrevi nos cursos ‘Técnico em Recepção e Meios de Hospedagem’, ‘Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade’ e ‘Turismo Religioso’. Encerrado o primeiro, a empresária defende que já lhe trouxe resultados. “Éramos muito primitivos, a divulgação era pequena. Aprendemos desde como colocar a toalha e a mesa até formas de melhor aproveitar o espaço da pousada, uma nova maneira de organização”, relembra. Para Alessandra, a experiência tem sido bastante positiva. “Foi um curso gratuito. Tivemos muitas oportunidades de aprender e os professores foram muito atenciosos. Eu só tenho a agradecer. ”
*** Informações com Jornal O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores