domingo, 25 de novembro de 2018

Idosos mostram que a idade não é empecilho para se conectar à internet. Assista

Eles comentam tudo no Facebook, enchem os parentes de likes no Instagram e garantem muita agitação nos grupos de WhatsApp. Sem dúvidas, os idosos invadiram de vez as redes sociais. A ausência de botões no celular não intimidam, e a adaptação veio de forma natural. Hoje, os aparelhos são usados não só para socializar, mas também para facilitar o dia a dia deles.
Pelo smartphone, ela se comunica com a família, pesquisa receitas, compartilha ideias e até usa aplicativo de transporte. Na TV Smart, um site de músicas ajuda na trilha sonora para animar o dia. Assim, a tecnologia foi ganhando cada vez mais espaço na vida da dona de casa Edna Matsue Yamamoto, 60 anos. “Antigamente, quando a gente ia fazer uma receita, precisava correr para o livros e para os caderninhos da vovó. Hoje, a gente usa só os dedinhos”, compara.
Para a psicóloga Valmari Aranha, secretária-adjunta da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a inclusão digital dos idosos é necessária. Valmari explica que o uso das redes sociais e de aplicativos os possibilitam lidar com uma linguagem diferente, em outro ritmo. Além disso, há as inúmeras opções e facilidades que a internet proporciona. “O idoso está usando o tempo livre de maneira mais ativa. Por um aspecto, diminui também a solidão, pois pode fazer contato com outras pessoas e resgatar aspecto da história de vida dele”, diz.
Edna tem conta no Facebook, Instagram, WhatsApp e até no Tinder. A inclusão no mundo das redes sociais começou pelo incentivo da família. Ela afirma que o primeiro contato com a internet foi por meio do Orkut e do e-mail, que a filha e o genro criaram para ela.  No início, Edna diz que sentiu dificuldade, porém, com o tempo, foi se adaptando, assim como acontece a cada atualização que aparece.
A dona de casa ainda enfatiza que as ferramentas digitais têm ajudado a mantê-la em contato com a família, e funcionam como um escape nos momentos de solidão. “Eu moro sozinha, mas não me sinto só, porque a rede social não deixa. Quando me sinto sozinha, procuro alguém on-line para conversar”, comenta.
Edna ainda complementa: “O WhatsApp de manhã, para a gente, é uma alegria. Quando acordo, já tem um monte de bom dia e mensagens dedicando bênçãos. Ao mesmo tempo, recebo e envio também.”
Longe da solidãoA professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Programa Uniser (Universidade do Envelhecer), Margô Gomes Karnikowski, ressalta que a solidão é um grande problema para muitos idosos.“Muitas pessoas se preocupam com o aspecto biológico, mas o envelhecimento social é muito significativo e cruel. Quando as pessoas não conseguem conviver em sociedade, elas ficam marginalizadas, sozinhas nos seus lares, às vezes, até negligenciadas. Uma estratégia importante de integração passa, sim, pelas redes sociais”, afirma.
Margô explica que, além de ajudar na socialização, as redes proporcionam a interação de diferentes gerações em um mesmo ambiente. “As redes não se importam com a faixa etária. As pessoas conseguem se comunicar, muitas vezes, melhor pelas redes sociais do que presencialmente — embora os idosos precisem manter a afetividade, assim como qualquer outra pessoa, e o convívio presencial é indispensável nessa faixa etária”, analisa.
*** Informações com MATÉRIA COMPLETA no Jornal Correio Braziliense
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores