segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Enem 2018 tem menor abstenção desde 2009; 25,8% faltaram no Ceará.

Em dia de prova considerado tranquilo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abstenção foi de 25,8% no Ceará.
Neste primeiro dia de prova, 1.374.430 participantes faltaram em todo o território nacional. São 1.374.430 ausentes ante 5.513.749 inscritos. No Ceará, 328.591 candidatos se inscreveram. Desses, 84.776 não estavam presentes. A maior taxa de abstenção foi no Amazonas (32,6%) e a menor no Piauí (18,5%). A porcentagem pode diminuir, já que considera os dois dias de aplicação.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, explicou que era esperado maior presença dos candidatos devido ações para reduzir o número de ausentes, implementadas desde 2016. "Primeiro passamos a exigir mais dados dos participantes que solicitavam isenção, depois anunciamos a justificativa de ausência. Em 2018 concretizamos todo esse movimento com a criação de um período específico para solicitação de isenção da taxa de inscrição e para essa justificativa. Nesse mesmo período, ampliamos o perfil de participantes com direito a não pagar a taxa de inscrição", explica.
De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.
Para Soares, a redução das faltas se deve, entre outros motivos, pela mudança nas regras do exame. Os estudantes isentos que faltarem perderão a isenção no próximo Enem caso não justifiquem a ausência. Além disso, contribuiu o fato das provas serem realizadas em dois domingos e não mais em um sábado e um domingo. "Importante termos esse resultado. Avançarmos na questão dos ausentes", diz Soares. Na avaliação dele, a logística "funcionou e está funcionando maravilhosamente bem".
Neste domingo, 4, foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A redação, com o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", tambéem foi aplicada neste domingo. O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas.
Candidatos eliminadosForam eliminados 71 candidatos. Desses, 67 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Outros dois foram eliminados por uso do ponto eletrônico e mais dois durante revista no detector de metal.
Dois candidatos foram desclassificados por uso de ponto eletrônico em Montes Claros, Minas Gerais. Eles foram conduzidas até à delegacia da Polícia Federal (PF) em Minas, onde foi lavrado o flagrante. Houve trabalho prévio com cruzamento de dados de candidatos com banco de dados da PF e algumas pessoas foram elencadas como suspeitas. A fiscalização foi realizada no momento da prova.
Provas interrompidas e canceladasHouve interrupção temporária de energia elétrica em 30 locais de prova, conforme o Minsitério da Educação. Em dois desses lugares, a aplicação precisou ser cancelada. O primeiro caso ocorreu no Centro Universitário Itpac, em Porto Naciopnal, Tocantins, e o outro em Franca, São Paulo. A prova será reaplicada nos dias 11 e 12 de dezembro próximo. 
O segundo dia de aplicação é no próximo domingo, 11, quando serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. No dia 14 próximo, serão divulgados os cadernos de questões e gabaritos. Os resultados serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2019.
*** Informações com Jornal O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores