terça-feira, 13 de novembro de 2018

Em Ipu, agentes da ADAGRI abatem 175 porcos com vírus da peste suína no distrito de Abílio Martins.



O Comando da 3ª Cia/BPMA sob a determinação do Coronel Paulo de Tasso, cumpriram solicitação nesta segunda-feira (12-11-2018) da ADAGRI, conforme ofício nº 026/2018 onde foram executados 175 porcos acometidos pela "Peste Suína Clássica", doença altamente infectocontagiosa no distrito de Abílio Martins, em Ipu, região noroeste do Estado do Ceará.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, todos os 175 porcos foram executados com "Rifle Sanitário" e em seguida enterrados na mesma localidade, para evitar a disseminação da doença. A ocorrência teve o apoio de 04 (policiais) e 27 (vinte e sete) agentes federais e estaduais. A confirmação da doença ocorreu no último dia 07 de novembro, quando o O Coordenador de Sanidade Suidae da ADAGRI, Iran Maciel esteve presente na localidade realizando exames, o qual foram diagnosticados como positivos.
A Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma enfermidade contagiosa e muitas vezes, fatal aos suínos, causada por um vírus RNA envelopado pertencente a família Flaviviridae.
VEJA TAMBÉM:
# Há uma grande probabilidade de vir a ser confirmado a presença do vírus da Peste Suína em Ipu, diz Dr Amorim, Diretor de Sanidade Animal da Adagri
# Técnico da Adagri Iran Maciel confirma a presença de foco da Peste Suína em Ipu, confira no áudio
A contaminação geralmente se dá pela via oronasal e o período de incubação varia de 7 a 10 dias, sendo menor em casos de infecção experimental. Alguns fatores que são responsáveis pela propagação da doença são a alta densidade populacional e a presença de porcos silvestres, pois estes são um importante reservatório do vírus.
*** Informações com Ipaporanga Notícias - Adaptado para o Aconteceu Ipu.

Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores