quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Caixas misteriosas encontradas em praias no Ceará são fardos de borracha, diz especialista


O mistério do conteúdo das "caixas misteriosas", que aparecem no litoral nordestino desde outubro, dá sinais de se findar. Segundo a perícia feita pelo laboratório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), os pacotes misteriosos se tratam de fardos de borrachas. “Aparentemente parecia couro. Fizemos coleta e levamos para o laboratório, constatamos que se tratava de material sintético, derivado de petróleo. É uma borracha prensada, com grande elasticidade”, explica Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL. 
Os fardos continuam a aparecer e a tendência é que continuem a surgir no litoral nordestino. Na manhã desta terça-feira (20), Agnelo Lima e Erika Gregório passeavam na praia do Pecém e avistaram mais uma caixa. “A gente já tinha encontrado uma no domingo, mas nesta manhã fomos lá e encontramos outra. Levei até uma faca para cortar e descobrir o que realmente era”, lembra Agnelo, que mora no entorno. 
Mesmo sabendo que se trata de borracha embalada, provavelmente pronta para ser usada em alguma indústria, o laudo do IMA de Alagoas - um dos primeiros estados a receberem notificações dos objetos não identificados -, não tem como revelar a origem dos objetos. "Mas pela presença de Lepa sp., um organismo de alto-mar, chegamos à conclusão que foi um material que veio arrastado para a costa", pontua o especialista do IMA/AL. 
O que também chamou a atenção foi o lado externo dos fardos, que possui ferrugem e blocos de ferro, dando a ideia de que estavam dentro de um contêiner em alto-mar. Ricardo César explica que o que pode ter acontecido é que uma embarcação que naufragou há muito tempo tenha sofrido uma deterioração no casco e o material tenha escapado. 
Riscos - Cada fardo de borracha pesa quase 100 quilos, mas tem uma densidade que o faz flutuar. Apesar de não apresentarem perigo aparente à população, o produto é altamente inflamável, segundo o IMA/AL, e que a fumaça que sai dos fardos faz mal à saúde. “O maior risco é para o meio ambiente, já que o plástico é um organismo difícil de ser decomposto na natureza, em torno de 100 anos. Sabemos que hoje a preocupação global é a redução de plásticos no mar”, conclui Ricardo César. 
Procedimentos - Ainda não se sabe a quantidade de fardos que apareceram no litoral cearense, mas desde o fim de outubro, quando o primeiro bloco apareceu no Ceará, a reportagem recebeu imagens destes objetos nas praias de Aracati, Camocim, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Pecém, além do Serviluz, em Fortaleza.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Ceará (Ibama) segue aguardando as análises da Polícia Federal, mas o órgão corrobora com as conclusões do IMA de Alagoas, de que se trata de um fardo de borracha. O procedimento agora, após receberem o laudo oficial, é liberarem os objetos para que as prefeituras das praias façam o descarte de forma correta, ou incineração ou a reciclagem.

*** Informações com Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores