terça-feira, 9 de outubro de 2018

Nordeste é alvo de discriminação e ataques nas redes sociais


O Nordeste impediu a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no domingo, levando a disputa presidencial para o segundo turno, no dia 28, contra Fernando Haddad (PT). Após o fim da apuração da urnas, a região virou alvo de mensagens preconceituosas nas redes sociais, com comparações pejorativas com a Venezuela, país mergulhado em uma profunda crise econômica.
Nesta segunda-feira (08-10-2018), Dia do Nordestino, houve o troco: choveram postagens em defesa da região. Em um deles, uma ilustração do famoso bando de cangaceiros de Lampião e Maria Bonita difundia a campanha virtual "Nordestinos contra Bolsonaro. Aqui ele não Passa".
"São reações normais diante desse fenômeno antipetista, dos eleitores do Bolsonaro. Não é um fenômeno novo, isso também se viu na eleição da Dilma onde se falava que o Bolsa Família, por exemplo, era uma espécie de 'compra' de votos", avaliou o cientista político Adriano Oliveira.
A difusão do preconceito pode ter consequências graves. "Qualquer que seja o eleito, se não souber atuar diante da crise pela qual o País está passando, pode haver um agravamento e resultar em uma convulsão social", alertou.
A xenofobia, no caso dos nordestinos, é uma forma de racismo e fere a Constituição. "Todas as formas de desrespeito e abuso, sejam elas sutis ou evidentes, presencialmente ou através de redes sociais, e o culpado deve ser responsabilizado", disse o advogado Deodato Ramalho, da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

*** Informações com Jornal Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores