quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Baixo nível hídrico de açudes e reservatórios do Ceará preocupam especialistas, diz Funceme

Os açudes do Ceará estão com apenas 16% de sua capacidade e preocupam especialistas, segundo o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio. Eduardo foi à Brasília nesta quarta-feira (10) tratar de planos de alocação do São Francisco e de seca para a Região Nordeste.
O presidente da Funceme reforça que algumas regiões estão com situações bem críticas.
"Em média estamos com 16% . Algumas regiões estão críticas. O setor de recursos hídricos está atendo, monitorando aí as cidades que tem ainda reserva para o atendimento a sua população e aquelas que estão com o horizonte mais próximo de cidade. As situações e as ações estão sendo mapeadas para garantir o atendimento de água para essas populações", finalizou.
Prognóstico de chuvas para 2019
Sobre o prognóstico de chuvas para 2019 no Ceará deve ser estudado somente no mês de dezembro.
"No exato momento nós temos uma situação próxima a neutralidade no pacifico equatorial. Nós temos que continuar monitorando para vê como é que vai ser essa evolução dessas temperaturas até o final do ano e inicio do próximo. E aí é o momento pra gente fazer qualquer prognostico quanto a quadra chuvosa do próximo ano", afirmou.
Eduardo explica que as chuvas no Ceará dependem da situação dos oceanos. Particularmente no Pacífico Sul e o Atlântico Equatorial.
"Estamos sempre sistematicamente acompanhando a situação dos oceanos exatamente porque eles é que regulam o clima da nossa região. No particular o Pacífico Equatorial e o Atlântico Equatorial. Eles são muito importantes para as chuvas que acontecem aqui no nordeste".
*** Informações com: G1
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores