terça-feira, 16 de outubro de 2018

Após motins, mulheres de detentos bloqueiam BR-116 em frente ao Complexo Penitenciário de Itaitinga. Assista



Cerca de 50 pessoas, a maioria mulheres e crianças, interditam nesta manhã de terça-feira (16-10-2018), a BR-116, na altura do quilômetro 17, no Município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Trata-se de um protesto de familiares de detentos que estão cumprindo pena ou aguardando julgamento nas seis unidades que formam o Complexo Penitenciário de Itaitinga, as Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) 1,2,3,4 e 5, além da Unidade Prisional José Sobreira Amorim.

A manifestação, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já atingiu o bloqueio total da rodovia, isto é, as duas pistas nos sentidos Capital-Interior e vice-versa. Os manifestantes cobram do estado melhorias nas condições dos presídios e querem a presença de representantes da Imprensa local para terminar o protesto.
A manifestação deu prosseguimento ao clima de tensão nas seis unidades do Complexo Penitenciário de Itaitinga, além do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira Dois (IPPOO 2), que, juntamente com a Unidade Prisional José Sobreira Amorim, foi palco de uma rebelião entre a noite de ontem e a madrugada de hoje.
Os presos queimaram colchões, roupas, lençóis e toalhas e quebraram grades das celas e pavilhões das duas unidades do Sistema Penal. Imagens dos motins foram postadas em forma de vídeos nos aplicativos de celulares e redes sociais pelos próprios detentos.
Nota - A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) emitiu, agora há pouco, uma nota oficial abordando a rebelião ocorrida na noite desta segunda-feira em dois presídios de Itaitinga. A Pasta desmentiu ter ocorrido um motim no IPPOO 2. (..) “A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado informa que agentes penitenciários controlaram o princípio de motim registrado na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga, na noite desta segunda (15). À noite, internos da unidade prisional atearam fogo em colchões, atingindo o banho de sol. A ocorrência foi contida por agentes plantonistas da própria unidade e de unidades vizinhas, do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupo de Operações Regionais (Gore) e contou com apoio do BPGEP e Batalhão de Choque. As celas não foram danificadas. Alguns internos tiveram pequenos ferimentos e foram atendidos no próprio estabelecimento prisional. Os reparos já estão sendo providenciados. A Polícia Civil já está apurando as causas do ocorrido. A Sejus assegura que nenhuma ocorrência foi registrada no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II)”.
*** Informações com Blog Fernando Ribeiro

Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores