terça-feira, 11 de setembro de 2018

Camilo tem 63%, General, 6%, Aílton, 2,6% e Hélio Góis, 1,4%, aponta pesquisa jornal O Estado/Ampla

O governador Camilo Santana (PT) segue isolado na disputa por mais um mandato à frente do Executivo estadual somando 63% das intenções de voto. Ele é seguido à distância pelo candidato do PSDB, General Theóphilo, que aparece com 6%. É o que revela a pesquisa Ampla, contratada pelo jornal O Estado para sondar a intenção de votos na corrida para a sucessão estadual. Esta é a primeira pesquisa sobre a eleição no Ceará após o início da propaganda eleitoral.
Na sequência, aparecem Ailton Lopes (Psol) com 2,6%, e Hélio Góis (PSL) com 1,4%. Os candidatos Mikaelton Carantino (PCO) e Francisco Gonzaga (PSTU) não somam 1% das intenções, atingindo, respectivamente, 0,6% e 0,3% da preferência do eleitorado pesquisado.
Ainda segundo a pesquisa, brancos e nulos somam 16,9%. Não sabem/não responderam somam 9,2%.
Votos válidosSe forem considerados apenas os votos válidos, Camilo Santana aparece com 85,3%, enquanto General Theophilo tem 8,2%. Ailton Lopes (Psol) soma 3,5% e Hélio Góis (PSL) tem 1,8%. Não somam 1% das intenções de voto os candidatos Mikaelton Carantino (PCO), com 0,9% e Francisco Gonzaga (PSTU) com 0,4%.
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
RejeiçãoOs candidatos que mais registraram rejeição na pesquisa do Ampla/O Estado foram General Teophilo e Ailton Lopes, com, respectivamente, 15,7% e 13,4%. O atual governador Camilo Santana, que disputa a reeleição, tem 9,1% de rejeição. Já o candidato Hélio Góis é rejeitado por 8,2% dos entrevistados, enquanto Francisco Gonzaga e Mikaelton Carantino possuem rejeição de 7% e 5,1%, respectivamente. A opção “votaria em qualquer um deles” soma 11,3% e “não votaria em nenhum deles” chega a 9,1%. Já os eleitores que afirmaram não saber em quem votar totalizam 21,2%.
EspontâneaNa modalidade espontânea (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte: Camilo Santana (PT) tem 32,8% e General Theophilo (PSDB) soma 3,1%. Cid Gomes (PDT), que disputa o Senado e Ciro Gomes (PDT) candidato à presidência da República pontuaram somando, respectivamente, 2,1% e 2% das intenções de voto.
O percentual de eleitores que declaram votar em “ninguém”, “branco” ou “nulo” soma 11,2%. O maior percentual ficou para os que declaram não saber em quem votar, totalizando 46%.
*** Informações com O Estado via Jornal O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores