segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é anunciado como candidato a vice de Lula

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi anunciado na noite deste domingo (05-08-2018) como vice na chapa que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à Presidência. Com o virtual impedimento de Lula pelo atual entendimento da Lei da Ficha Limpa, Haddad se torna o “plano B” do PT, o provável substituto em caso de rejeição da candidatura do ex-presidente pela Justiça Eleitoral.
Oficialmente, Haddad assume a condição de vice apenas para “representar” Lula até que a situação do ex-presidente esteja juridicamente “regularizada”. Em discurso, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a candidata a vice-presidente que estará na urna em 7 de outubro é Manuela D’Ávila, depois que, na última hora antes do final do período legal para convenções, o PCdoB aceitou retirar a candidatura de Manuela para ingressar na coligação petista.
Ou seja, segundo o discurso do PT, Haddad é vice apenas para ser o “candidato-tampão”, participando de eventos, sabatinas e debates. Nos bastidores, no entanto, já é dado como certo que Lula não conseguindo uma decisão judicial para participar das eleições, o que é provável, Haddad assumirá a cabeça de chapa, com a comunista como vice. O PCdoB aceitou o acordo diante da promessa pública de que Manuela estaria na coligação ao final do prazo.
A pressa do PT, após o partido ter dito que não anunciaria um candidato a vice, foi um entendimento de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que as chapas e as coligações tem que estar completas no final do prazo legal de convenções, que se encerrou às 0h de domingo para segunda-feira (6). O PT não concorda com o entendimento, mas preferiu não correr o risco de deixar o partido de fora das eleições.
“Nós entendemos que essa movimentação de técnicos do TSE, não passou por ministros, é uma ação que foi feita exatamente para colocar mais obstáculos à candidatura do ex-presidente Lula. Lamentamos profundamente pela intervenção da Justiça Eleitoral na decisão dos partidos políticos, mas nós não vamos dar nenhuma razão, nenhum motivo, para que tentem impedir o ex-presidente Lula de ter seu registro em 15 de agosto, em Brasília, com grande movimento popular”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann.
Perfil Formado em Direito pela USP, Fernando Haddad ganhou destaque entre 2005 e 2012, período em que exerceu o cargo de ministro da Educação nos governos de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o mais longevo da história brasileira. Eleito prefeito de São Paulo, comandou a capital paulista entre 2013 e 2016, quando disputou a reeleição contra João Doria (PSDB) e acabou ficando em segundo lugar.
Haddad se tornou o favorito para substituir Lula desde que ficou de fora das disputas locais em São Paulo e assumiu a coordenação do programa de governo da candidatura do PT, ficando responsável por reunir e condensar as propostas que o partido pretende defender na campanha. O outro nome que chegou a ser cogitado como opção, o do ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), foi lançado como candidato ao Senado na convenção baiana da legenda.
*** Informações com Revista Veja
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores