segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Em Ipu, o personagem "Zé Gotinha" foi a grande atração no Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

Com a presença do personagem marcante, Zé Gotinha, a Secretaria de Saúde de Ipu realizou neste sábado (18-08-2018) o "Dia D da Campanha contra a Poliomielite e Sarampo" em algumas das Unidades dos Postos de Saúde da Família na sede do município de Ipu, região noroeste do Estado.
Crianças de 1 até 5 anos que ainda não receberam uma dose da vacina compareceram nas unidades de saúde mais próximo; durante todo o dia foi intensa a presença das crianças com os seus pais.
Neste ano, a gestão "Seguindo Avançando" inovou essa campanha, trazendo aos postos de saúde a figura do personagem "Zé Gotinha", criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa que durante muitos anos marcou intensamente essa campanha realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil.
A campanha tem por objetivos:
(..) Vacinar quem nunca tomou a vacina;
(..) Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
(..) Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
A meta é vacinar 11 milhões de crianças até o dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo é um dos estados com melhor cobertura vacinal, e mesmo assim só 40% das crianças foram imunizadas. No Amazonas, onde a situação é crítica e há 910 casos registrados de sarampo, só 3% das crianças foram vacinadas.
Segundo matéria publicada pelo G1, A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.
Quem deve ser vacinado? - Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: - Crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: - Crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores