segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Em Ipu, o personagem "Zé Gotinha" foi a grande atração no Dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

Com a presença do personagem marcante, Zé Gotinha, a Secretaria de Saúde de Ipu realizou neste sábado (18-08-2018) o "Dia D da Campanha contra a Poliomielite e Sarampo" em algumas das Unidades dos Postos de Saúde da Família na sede do município de Ipu, região noroeste do Estado.
Crianças de 1 até 5 anos que ainda não receberam uma dose da vacina compareceram nas unidades de saúde mais próximo; durante todo o dia foi intensa a presença das crianças com os seus pais.
Neste ano, a gestão "Seguindo Avançando" inovou essa campanha, trazendo aos postos de saúde a figura do personagem "Zé Gotinha", criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa que durante muitos anos marcou intensamente essa campanha realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil.
A campanha tem por objetivos:
(..) Vacinar quem nunca tomou a vacina;
(..) Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
(..) Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
A meta é vacinar 11 milhões de crianças até o dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo é um dos estados com melhor cobertura vacinal, e mesmo assim só 40% das crianças foram imunizadas. No Amazonas, onde a situação é crítica e há 910 casos registrados de sarampo, só 3% das crianças foram vacinadas.
Segundo matéria publicada pelo G1, A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.
Quem deve ser vacinado? - Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: - Crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: - Crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket