terça-feira, 7 de agosto de 2018

Desembargador e filhos são denunciados ao STJ do Ceará, por lavagem de dinheiro.

O desembargador Carlos Rodrigues Feitosa e seus filhos, alvos da Operação ‘Expresso 150’ – que investiga a venda de liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) – foram denunciados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os familiares são acusados pelo crime de lavagem de dinheiro.
Conforme apurado pela reportagem, a Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou o magistrado Carlos Rodrigues Feitosa, os advogados Ubaldo Machado Feitosa e Fernando Carlos Oliveira Feitosa, além de Juliana Paula Abreu Lima Feitosa. A denúncia chegou ao relator do caso, ministro Herman Benjamin, e aguarda a sua decisão desde o último dia 1º de agosto.
Os autos do STJ apontam que, por meio do valor recebido para a soltura de presos, no plantão judiciário cearense, o grupo adquiriu um veículo e quitou títulos para a aquisição de imóveis. A reportagem tentou entrar em contato com os advogados de defesa dos denunciados, mas nenhuma ligação foi atendida.
EsquemaEm junho de 2015, o desembargador Carlos Feitosa foi afastado das suas funções por determinação do Superior Tribunal de Justiça. O gabinete do magistrado foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal (PF), na deflagração da ‘Expresso 150’.
A diligência foi realizada pouco mais de um ano depois das vendas de habeas corpus serem denunciadas ao presidente do TJCE , na época, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. A grande movimentação de processos durante os fins de semana e feriados foi um dos elementos que ajudou a fundamentar as suspeitas.
Um dos presos que teria desembolsado R$ 150 mil em troca da sua liberdade é Deijair de Souza Silva. Traficante ligado à facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), Deijair é apontado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) como um dos mandantes da Chacina das Cajazeiras, a maior matança da história do Estado.
O ex-delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado no Ceará, Wellington Santiago, disse, à época da divulgação do escândalo, que a liminar a favor do membro da GDE foi emitida em julho de 2013. Pelo menos outros dois traficantes teriam sido beneficiados no esquema com a participação de Carlos Feitosa, que, hoje, está aposentado.
ParticipaçõesA investigação da Polícia Federal também apontou as participações de Ubaldo e Fernando Feitosa. Por meio da análise de materiais apreendidos na ‘Expresso 150’, foi verificado que Fernando teria organizado e liderado a associação criminosa e seria um dos intermediários do pai desembargador para as negociatas com os advogados dos presos.
Ubaldo Feitosa também é acusado de participar das vendas de liminares e investigado por concussão. Em um aparelho telefônico apreendido com Ubaldo, a Polícia Federal constatou que ele integrava o grupo de WhatsApp onde eram negociados os habeas corpus.
Além do trio, a operação deflagrada pela Polícia Federal tem como alvo mais desembargadores, juízes, advogados e demais servidores públicos. Junto a Carlos Feitosa, os magistrados Sérgia Maria Mendonça Miranda, Francisco Pedrosa Teixeira e Váldsen da Silva Alves Pereira seguem respondendo a ações penais ou inquéritos no Superior Tribunal de Justiça. 
*** Informações com Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).
PS.: "Se algum dia você for surpreendido pela injustiça ou pela ingratidão, não deixe de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho." (Edson Queiroz).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores