sexta-feira, 1 de junho de 2018

Paróquia São Sebastião de Ipu recebe Imagem peregrina da Sagrada Família em momento importante para o catolicismo local.

Na noite desta última quarta-feira (30-05-2018), aconteceu em Sobral, na Catedral da Sé, a missa para o envio das imagens peregrinas da Sagrada Família às Regiões Episcopais da Diocese. Essas imagens em especial no ano do laicato passarão por todas as Paróquias da Diocese revitalizando o valor da Família, parte estruturante do leigo cristão. Na ocasião, equipes missionárias foram representando suas regiões e receberam a imagem com a bênção e o envio para as peregrinações.

Ano do Laicato - Nada mais é do que a valorização do papel dos leigos e leigas, em ajudar a criar uma maior consciência sobre o papel deles na Igreja e também fora dela, são pontos marcantes desse importante ano para a Igreja do Brasil.
(..) “A iniciativa do Ano do Laicato é algo praticamente único e que tem um peso importante para a reflexão pastoral da Igreja no Brasil e, com isso, também pode servir de modelo para outras igrejas, para outras conferências episcopais como um fator de motivação pra que também em outras partes da nossa Igreja Universal se possa dar esse protagonismo, essa importância, esse lugar que o leigo realmente tem na Igreja”, destacou o Padre Alexandre Awi (Dicastério do Vaticano).
Leigos (do grego "Laos theon", que significa o "Povo de Deus") são os membros da Igreja Católica que não são ordenados, isto é, que não receberam o sacramento da Ordem. Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho, bem como uma vocação própria a de procurar o Reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus, correspondendo assim ao chamamento à santidade e ao apostolado, dirigido a todos os batizados. Mas, mesmo que não sejam clérigos, eles devem também participar das mais diversas formas no governo e administração das suas igrejas locais.
Antigamente relegado para um papel secundário pela hierarquia eclesiástica, os leigos hoje tornaram-se cada vez mais importantes e influentes no seio da vida eclesial porque, desde do Concílio do Vaticano II (1962-1965), eles gozam de igualdade em relação ao clero, em termos de dignidade, mas não de funções. Desde então, os leigos tornaram-se, como por exemplo, mais activos e dinâmicos na administração das igrejas, na angariação de fundos, na organização e participação de expressões de culto (sendo, como por exemplo, acólitos, leitores ou membros da cantoria) e de outras actividades paroquiais ou diocesanas, na catequese, no apostolado, na evangelização, na solidariedade social, entre outras áreas.
*** Informações com Igreja de São Sebastião de Ipu - Texto adaptado para o Aconteceu Ipu via site Terra da Imaculada.


Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores