sexta-feira, 25 de maio de 2018

Irauçuba registra terremoto de magnitude 2.7

Um terremoto foi registrado no município de Irauçuba, a 152 quilômetros (km) de Fortaleza, às 21h08min da última quarta-feira, 23. O abalo atingiu a magnitude 2.7 pela Escala Richter, de acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Esse é o quarto terremoto registrado no Ceará em 2018. Ninguém se feriu e não houve danos estruturais. 
O tremor durou apenas alguns segundos e atingiu 6 comunidades de Irauçuba, deixando os moradores de Passarinho, São José, Coité, Juá, Missi, Cajazeiras e Poço da Onça assustados. O abalo sísmico também foi sentido na comunidade de Aracatiaçu, em Sobral. As informações são do chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão. 
De acordo com Brandão, o Ceará é uma região sísmica, isto é, propensa a sofrer tremores de terra. Este é o quarto abalo sísmico sentido no Estado este ano. O primeiro aconteceu em março, no Brejo Santo (magnitude 2.0), seguido de Santana do Acaraú (magnitude 2.0), em abril, e Palhano (magnitude 2.8), em maio. Ao todo, a Defesa Civil do Ceará já registrou terremotos de variadas magnitudes em 52 municípios do Ceará (desde 1807). 
A Defesa Civil pretende, ainda no mês de maio, realizar palestras e distribuir cartilhas em escolas das comunidades de Coité e Missi (lugares mais atingidos pelos tremores) para preparar os moradores para próximos terremotos. 
Numa situação de abalo sísmico, a Defesa Civil recomenda que a pessoa tente não agir em pânico. Se estiver dentro de casa, o ideal é que se retire de maneira ordenada, sem correria. Para pessoas que moram em locais com recorrência de tremores, o ideal é construir uma casa cujo espaçamento entre ripas seja igual ou inferior a 25 centímetros (cm), para que as telhas fiquem firmes. 
Último terremoto no município foi registrado em dezembro de 2015.
O último terremoto registrado em Irauçuba aconteceu em dezembro de 2015, de magnitude 3.8. 
Escala Richter
Desenvolvida em 1935 pelo sismólogo Charles Francis Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter representa a energia sísmica liberada durante um terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter.
***** Informações com: O Povo
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores