sábado, 7 de abril de 2018

Reforma ministerial se encerrou; nove ministros deixam o governo

A reforma ministerial se encerrou. Após semanas de discussões, o presidente Michel Temer exonerou ontem nove ministros. Deixaram os cargos Mendonça Filho (DEM), da Educação; Leonardo Picciani (MDB), dos Esportes; Marx Beltrão (MDB), do Turismo; Henrique Meirelles (MDB), da Fazenda; Sarney Filho (PV), do Meio Ambiente; Helder Barbalho (MDB), da Integração Nacional; Osmar Terra (MDB), do Desenvolvimento Social; Fernando Coelho Filho (MDB), de Minas e Energia; e Dyogo Oliveira, do Planejamento. As pastas dos Transportes e da Saúde já haviam sido mudadas. Com isso, o ajuste nos comandos na Esplanada dos Ministérios terminou. Pelo menos por ora.
Há dois dias, havia a expectativa de que o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD), também abandonasse o posto. O auxiliar, no entanto, confirmou que permanece no cargo. A manutenção do partido foi bem recebida pelo governo, pois assegura um nome forte dos peessedistas sob o guarda-chuva da coligação governista.
A expectativa é que os sucessores sejam empossados na terça-feira. Na Fazenda, no Planejamento, no Desenvolvimento Social e nos Esportes, os atuais secretários executivos: Eduardo Guardia, Esteves Colnago, Alberto Beltrame e Fernando Boeschenstein assumem as pastas, respectivamente. Mendonça Filho desembarcou do governo, mas quem deve assumir a pasta é o secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva. A secretária executiva Maria Helena Guimarães, ligada ao PSDB — que não integra mais a base governista — foi cogitada, mas deve ser preterida.
Na Integração Nacional, assume o atual secretário de Infraestrutura de Recursos Hídricos da pasta. O ministério do Turismo será comandado pelo presidente da Embratur, Vinícius Lemmertz. Já a pasta de Minas e Energia deve encontrar uma solução caseira. A expectativa é de que o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, assuma a cadeira. Já o Meio Ambiente ainda aguarda uma definição.
*** Informações com Correio Braziliense
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores