terça-feira, 24 de abril de 2018

Querem tirar a tradicional música de forró da festa de São João em Campina Grande; medalhões do forró, Alcymar e Santana criticam programação

A grade de atrações do São João de Campina Grande, divulgada nesta segunda-feira (18) pela prefeitura da cidade paraibana, gerou críticas e protestos no meio artístico por estar repleta de nomes de destaque nacional da música sertaneja. Wesley Safadão, Simone e Simaria, Luan Santana, Henrique e Juliano, Fernando e Sorocaba, Mano Walter e Maiara e Maraisa figuram entre os destaques da lista de shows, que ocorrem de 2 de junho a 2 de julho no Parque do Povo. Os cantores Santana e Alcymar Monteiro apontaram a falta de protagonismo de artistas do forró no evento, conhecido como uma das maiores festas do gênero do mundo.
No Facebook, Alcymar detonou a escalação dos artistas, classificando o caso como "um show de horrores". "Querem acabar com a festa de São João. Querem destruir a nossa tradição. Querem tocar fogo e incendiar a nossa bandeira", introduz ele. "Quero falar, em nome do forró e dos artistas que compõem a trilha sonora do maior festival de inverno do mundo, que é o nosso São João. Está virando o festival dos horrores, música estereotipada, pessoas que não têm nada a ver com a nossa cultura enriquecendo às custas daquilo que não lhes pertence. O São João é uma festa do povo, do triângulo, da zabumba, dos artistas identificados com a nossa cultura", aponta. (Clique Aqui para assistir)
E acrescenta: "Campina Grande, pelo amor de Deus, né? Isso aí é um festival dos horrores, um festival que eu posso tachar como 'o maior festival de breganejo do mundo', não é mais o grande São João, não é, com certeza. E você, que está promovendo esta aberração, lembre de uma coisa, que nós vamos cobrar: devolva o nosso São João que vocês nos roubaram. Um grande abraço a todos". No espaço para comentários, o artista recebeu apoio de fãs, que se solidarizaram com o apelo. "Fico triste quando vejo esta 'bela programação' e vejo que nomes como Santana, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Zé Calixto e tantos outros que realmente representam nossa cultura ficaram de fora", apontou o internauta Carlos Rinaldo.
Em uma participação no programa Sala de reboco, da TV Tambaú, da Paraíba, Santana fez pedido semelhante aos organizadores da festa, que, neste ano, está sendo produzida pela primeira vez por uma empresa privada com captação de patrocínio da gestão municipal. "Às vezes fico preocupado com a força da grana que ergue e destrói coisas belas. E às vezes me preocupa que o São João, uma festa tão tradicional e secular se transforme numa festa paulista dentro de junho nosso. Então, o empresário que às vezes está por trás de tudo isso só se interessa pelo vio metal - é um direito dele. Agora o que me preocupa muito é essa coisa de plastificar e trazer uma coisa que não é da nossa tradição para tomar conta da nossa festa junina, deixada pelos nossos pais, nossos avós", comenta ele.
As críticas ocorreram pelo salto no número de nomes do sertanejo. Ao todo, 68 atrações passarão pelo principal palco do festival, incluindo nomes do forró como Flávio José, Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Brasas do Forró, Forró da Barka e Solteirões do Forró, além de grupos de forró pé de serra que se apresentarão em outros polos. Confira toda a programação Aqui.
*** Informações com Diário de Pernambuco
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711 (TIM). Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918 (TIM) e (88) 9.9292-5553 (CLARO).

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores