quarta-feira, 4 de abril de 2018

Cadastro biométrico pode ser feito até 9 de maio no Ceará

Os eleitores do Ceará que perderam o prazo para o cadastramento biométrico podem regularizar a situação até 9 de maio. Essa é a data limite estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter o título pela primeira vez, transferir o documento ou fazer alterações cadastrais - como realizar a biometria -, para votar nas eleições de outubro de 2018.
Quem vai votar em 2018 em uma das 129 cidades do Ceará onde será obrigatória a biometria e não fez o recadastramento teve o título cancelado. Neste caso, deve procurar o cartório eleitoral ou posto de atendimento do TRE no município levando os documentos necessários para regularizar-se. Se preferir, pode agendar o atendimento.
Até o próximo dia 9 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) espera ultrapassar o cadastramento biométrico de 75% do eleitorado cearense. Hoje, 4.662.434 já estão regularizados, o que equivale a 74,22%. O eleitorado soma atualmente 6.282.136 pessoas no Ceará.
Cidades com biometria obrigatória
O eleitor pode consultar se o cadastro biométrico é obrigatório em sua cidade no endereço http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/biometria-no-ceara/biometria-no-ceara. Outra alternativa é entrar em contato com o Disque Eleitor no número 148, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 h às 19 h, e fornece qualquer informação relacionada ao cadastro eleitoral.
Se a pessoa não residir no município em que vota deve procurar o cartório eleitoral do seu novo local de residência e, transferindo seu título de eleitor, regularizar-se e cadastrar sua biometria, de acordo com Lorena Belo, Coordenadoria de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE.
Agendamento
É possível agendendar a ida ao cartório eleitoral para fazer o cadastramento biométrico. Basta acessar o site do TRE ou ligar para o número 148 (segunda a sexta-feira, de 7 h às 19 h) Para o agendamento, é recomendável ter em mãos o número do título se o eleitor já o possuir, mas não é obrigatório marcar data e hora antes de ir ao cartório.
Documentos
Para realizar o cadastramento, o eleitor deve apresentar RG ou qualquer outro documento oficial com foto, comprovante de residência, e comprovante de alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez .
Etapas no Ceará
O cadastramento biométrico no estado foi iniciado em 2009, quando foi feito o cadastramento dos eleitores do município de Eusébio, na Grande Fortaleza. O processo foi reiniciado quatro anos depois. Em 2013/2014, foram cadastrados os de Juazeiro do Norte, Aquiraz, Crateús, Ipaporanga, Sobral, Alcântaras e Forquilha. Em 2015/2016, foram atendidos outros 54 municípios. Em 2017/2018, outros 67 municípios.
Em Caucaia, última cidade a fazer o recadastro biométrico de eleitores, 199.531 eleitores fizeram a biometria e 32.967 não compareceram aos postos de atendimento. A revisão biométrica em Caucaia terminou na sexta-feira (23). 
***** Informações com: G1
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores