terça-feira, 27 de março de 2018

Cadastro Único permite a participação em programas sociais do governo

Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais do Governo do Brasil. Para ter acesso aos benefícios é preciso apresentar a documentação exigida, além de atualizar as informações sempre que for necessário. O banco de informações do Governo do Brasil une dados sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza e permite que o beneficiário tenha acesso aos programas do governo. 
Para se inscrever no Cadastro Único é muito simples: basta agendar atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou na secretaria de assistência social do seu município.
Posso me cadastrar?
O Cadastro Único é aberto a famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total, além de pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Quem é o Responsável pela Unidade Familiar?
É preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa — chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) — deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. 
Quais documentos preciso levar?
Alguns são obrigatórios, e outros facilitam o cadastro. É necessário que o responsável apresente CPF ou Título de Eleitor. Quanto aos outros membros da família, é exigida apenas certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Para facilitar o cadastro é bom levar: comprovante de endereço, de matrícula escolar das crianças e dos jovens de até 17 anos; e carteira de trabalho.
A quais programas sociais terei acesso?
Diversos programas e benefícios sociais do Governo do Brasil utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias. Com as informações atualizadas no banco de dados é possível, por exemplo, ter acesso aos seguintes programas:
Bolsa Família;
Minha Casa Minha Vida;
Carteira do Idoso;
Benefício de Prestação Continuada;
Passe Livre para pessoas com deficiência;
Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
Programa de Cisternas;
Projovem Adolescente;
Tarifa Social de Energia Elétrica;
Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti;
Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. Com informações do Portal Brasil.
***** Informações com: Notícias ao Minuto
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores