quarta-feira, 14 de março de 2018

Abastecimento de água na Várzea do Giló é alvo de questionamento no pronunciamento do ver. Elisafran Mororó. Assista ao vídeo

O vereador Elisafran Carneiro Mororó (PR) na sessão do Legislativo de Ipu, ocorrida nesta terça-feira (13-03-2018) ao usar a tribuna no seu pronunciamento, abriu o questionamento sobre a forma e os critérios de como a SEMACE está fiscalizando determinadas denúncias originárias no município de Ipu, principalmente quando se trata de licença ambiental para o uso de água no consumo humano, se referindo as denúncias feitas na SEMACE contra a obra de Capacitação Emergencial de Abastecimento do SAAE no distrito serrano de Várzea do Giló.
Para título de informação a Licença Ambiental: - É um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, por meio do qual os órgãos ambientais analisam a viabilidade ambiental da localização, instalação, ampliação e operação das atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos naturais, visando o controle, conservação, melhoria e recuperação ambiental, de forma a promover o desenvolvimento socio-econômico, em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável.

O licenciamento é constituído de uma série de atos administrativos tendentes a um resultado conclusivo, que é a “Licença Ambiental”.
Estão sujeitas ao licenciamento ambiental todas as atividades que utilizem recursos ambientais e possam ser causadoras efetivas ou potenciais de poluição ou de degradação ambiental, desenvolvidas por pessoas físicas e jurídicas, inclusive as entidades das administrações públicas federal, estadual e municipal.
VEJA OS SEGUINTES LINKS:
# Coluna Especial (CLICK AQUI)
# Site dos Projetos (CLICK AQUI)
# Facebook Institucional (CLICK AQUI)
# Vídeos no YouTube (CLICK AQUI).
A QUEM COMPETE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O Conselho Nacional do Meio Ambiente, através da Resolução CONAMA Nº 237, de 19 de dezembro de 1997, estabeleceu os níveis de competência federal, estadual e municipal, de acordo com a extensão do impacto ambiental, devendo os empreendimentos e atividades serem licenciados em um único nível de competência.
No estado do Ceará, a tarefa de licenciar, denominada Processo de Licenciamento Ambiental, é efetuada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, Autarquia criada pela Lei Estadual N° 11.481 de 28 de dezembro de 1987, vinculada à Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente.
A SEMACE procederá ao licenciamento após apresentação da anuência emitida pelos municípios em que se localizar a atividade ou empreendimento, no que tange a lei de Uso e Ocupação do Solo, bem como, quando couber, dos demais órgãos competentes da União e do Estado, envolvidos no procedimento do licenciamento.
COMO REQUERER O LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O interessado deverá inicialmente identificar se a atividade ou empreendimento de interesse consta na lista de atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, de acordo com a Resolução COEMA Nº 08/04.
Esta lista contém 347 tipologias de atividades passíveis de licenciamento ambiental no estado do Ceará, as quais encontram-se agrupadas em grupos normativos, e classificadas segundo o Potencial Poluidor-Degradador, em Pequeno(P); Médio(M); e Alto(A). (Artigo do Governo do Estado).
Acompanhe abaixo ao vídeo completo do pronunciamento do edil, uma produção do nosso redator do Portal de Notícias Aconteceu Ipu, radialista e blogueiro, Afrânio Soares.

Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores