quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Em Ipu, os agricultores receberam as sementes do Projeto Hora de Plantar do Governo do Estado. Assista ao vídeo.

Aconteceu desde a última segunda-feira (05-02-2017), a distribuição de sementes para os agricultores (as) de base familiar do Ipu na EMATERCE. Essa distribuição é parte do projeto "Hora de Plantar" oferecido pelo Governo do Estado. Esse projeto, que já está na sua 31ª edição, tem como objetivo beneficiar cerca de 250 mil agricultores em todo o Estado, com a distribuição de sementes selecionadas e apropriadas para o clima de cada região.
No município de Ipu, são quase 4.000 agricultores que estão fazendo parte deste Programa, no vídeo gravado ao vivo para o Portal de Notícias Aconteceu Ipu (repórter Isabelle Soares e o radialista e blogueiro, Afrânio Soares), o gerente regional de Ipu, Sr. Gilmar Ferreira, disse que neste ano de 2018; de 19 toneladas que chegam todos os anos ao município de Ipu, somente 9.000 toneladas foram enviadas pelo Governo, prejudicando muitos dos agricultores cadastrados, um corte de mais de 50%. O Governo do Estado justifica que não encontraram sementes selecionadas o suficiente para suprir as necessidades do Estado. (Assista ao vídeo abaixo).
No Estado do Ceará, existem cadastrados de modo informatizado cerca de 250 mil agricultores (as) familiares. Recentemente, o projeto tornou possível a inclusão de agricultores familiares como produtores profissionais de sementes, destacando-se as culturas de feijão caupi, milho variedade, mamona e até mudas enxertadas de cajueiro anão precoce.
O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA e tem vários parceiros envolvidos no processo, destacando-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Ceará - APROSEMCE, de onde são adquiridas mais de 90% das sementes, Secretarias de Agriculturas Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ceará- FETRAECE, Sindicatos e Cooperativas de Trabalhadores Rurais. 
Pode-se afirmar com segurança que este projeto é decisivamente o maior distribuidor de sementes e mudas aos agricultores familiares do Norte e Nordeste, quiçá do Brasil e, indiscutivelmente ser considerado como a mais consolidada ação governamental da área agrícola do Estado do Ceará.
O Hora de Plantar tem como público alvo o(a) agricultor(a) familiar (proprietário, parceiro, meeiro ou arrendatário), o qual recebe sementes para o plantio de até 2 hectares. No caso do milho híbrido o produtor pode receber sementes para o plantio de até 5 hectares.
*** Informações com Ematerce de Ipu
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores