segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A História do Bar "O Buriti" contada pela Historiadora Isabelle Soares. Assista ao vídeo

Quantas vezes você, leitor, já visitou o Bar O Buriti? Quantas vezes se divertiu lá com os seus amigos? Ao contrário do que muitos pensam, O Buriti tem uma história antiga e que poucos conhecem. Porém, chegou a hora do Portal de Notícias Aconteceu Ipu juntamente com a historiadora Isabelle Aragão Soares de resgatarem a memória popular e adentrar os rumos obscuros da História para informá-los sobre mais um aspecto do passado do nosso município.
A História do Buriti tem seu início interligado a Política de Ipu. Ele foi construído no último ano do mandato do Prefeito Dr. Rocha Aguiar, em 1970, à pedido de um aliado seu, Cícero Rico. Em conversa com o Professor Melo, ele nos disse que o Cícero Rico vinha afirmando na época que a praça de Iracema necessitava de mais um espaço para o entretenimento ipuense. Dr. Rocha, à princípio, estava a contra gosto, porém acabou acatando o pedido. Talvez por não querer criar inimizades tão próximo as eleições municipais daquele ano.
O Buriti dos primórdios era diferente do que conhecemos hoje. Tinha uma estrutura na sua arquitetura rústica, de madeira, e bem menor do que o atual. Ele ganhou esse nome graças a cor escolhida para a sua pintura que era a mesma da fruta Buriti. O bar ficava ao lado do antigo posto Esso (foto ao lado), que ficava onde hoje é o Banco do Brasil, e era o ponto principal dos viajantes que vinham para o Ipu das cidades vizinhas e além de se encontrarem lá, eles também tinham a chance de saborear o pão feito na padaria do Sr. Valdemar Feitosa que ficava próximo.
Após aproximadamente dois anos de administração, Cícero Rico arrendou o bar para o Sr. Antonio Vitorino e no início dos anos 80, o bar entrou para a família do atual proprietário, Eriberto Farias (foto ao lado), quando o seu pai, Chico Bárbara, o comprou de João Farias Passos. Durante a administração de Chico Bárbara o bar passou por uma importante reforma: sua estrutura deixou de ser de madeira rústica para alvenaria. De lá para cá o Buriti foi se renovando e crescendo. Hoje, além de bar também é uma pizzaria e continua cumprindo sua missão inicial: divertir a população ipuense.
Todos os anos, o Bar e Pizzaria "O Buriti" mantém sua tradição com uma grandiosa festa para os ipuenses e amigos que freqüentam o seu ambiente, a festa ganhou ritmo e foco com as apresentações do Seresteiro e Forrozeiro, Deó e Banda.
.:) Dados biográficos do Professor Francisco Mello e da ipuense, Maria Zélia Mororó de Albuquerque.
Tudo isso você pode conferir também nessa reportagem especial logo abaixo:
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.
APOIO:

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket