quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Fenômeno natural: Chuva de granizo é registrada em comunidades da região serrana de Parambu no Ceará; confira no vídeo

O tempo mudou e uma chuva de granizo foi registrada no final da tarde de quarta feira, 20, em algumas comunidades da região serrana de Parambu. Segundo informações de moradores, o fenômeno natural veio acompanhado de ventos, relâmpagos e trovoes e teve duração de aproximadamente 30 minutos banhando as comunidades de Serra dos Lopes, Sítio Farias e Serra da Uruburetama.
Para comprovar o fato, moradores fizeram vídeos do momento da chuva em que é possível observar pequenas pedras de gelo caindo dentro de casa. Logo que a chuva passou, foi possível ver o acumulo de pedras de gela sobre o solo esbranquiçado.
Os ventos chegaram a derrubar alguns cajueiros e até um barreiro da comunidade acumulou um pouco de água.
Como se formam as chuvas de granizo
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.
A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas.
  ***** Informações com: Abraão Barros
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.
Vídeo:

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores