sábado, 11 de novembro de 2017

Tasso Jereissati recebe apoio de Alckmin e Fernando Henrique em meio à crise no PSDB

A destituição do senador Tasso Jereissati da presidência do PSDB pouco tempo após lançar candidatura à presidência da sigla, gerou contrariedade em nomes de peso do partido. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deixou clara sua oposição ao ato do senador Aécio Neves (PSDB), em entrevista à Folha de S. Paulo. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu candidatura do senador cearense no Facebook.
“Não fui consultado. Se fosse, não concordaria. Agora, nós temos que unir o partido”, afirmou o Alckmin. O governador também rejeitou indicação de Fernando Henrique Cardoso para que assumisse a presidência para unir a sigla. “Não há necessidade. O partido tem bons quadros”, disse.
Na sexta-feira (10), pelo Facebook, o ex-presidente defendeu a unidade do partido e o nome de Tasso para a presidência. “Se porventura tal convergência não se concretizar, o que porá em risco as chances do PSDB, já disse que apoiarei a candidatura do senador Tasso Jereissati à presidência do partido”, escreveu.
Fernando Henrique pontuou que o partido precisa dar sinais claros da própria mudança e cobrou alterações no estatuto da sigla “para dar mais transparência e responsabilidade às decisões da Executiva do partido”.
“Na próxima campanha, tudo que pareça afastar-se das boas normas de conduta política será condenado, mormente no caso de um partido que se pretende transformador. Estamos jogando o futuro, não apenas os próximos meses”, acrescentou.
Na convenção estadual do PSDB, na sexta-feira (10), em Fortaleza, Tasso Jereissati voltou a falar sobre a crise interna no seu partido. Ele disse que “o PSDB do momento perdeu o rumo, e agora vai separar o joio do trigo”.
“Existe o PSDB do Mário Covas, do Fernando Henrique, que acabaram com a inflação e mudaram o Brasil. E existe o PSDB do momento que, ao longo do anos, perdeu o rumo e agora vai separar o joio do trigo pra gente enfrentar esse momento de desafios do Brasil”, disse Tasso.
Ele cobrou mais uma vez sinceridade de Aécio Neves e disse que a sua saída do cargo foi uma tentativa de impedir o processo de renovação do PSDB e não para garantir isonomia nas eleições do comando do partido, como alegou o senador mineiro.
“Ele não nos quer conduzindo esse processo. Ele está noutra linha muito diferente da nossa. Está fazendo o possível e o que pode no intuito de nos impedir e de colocar aqueles que defendem a linha dele, de deixar tudo como está”, disse Tasso.
Cenário no Ceará No âmbito estadual, Tasso voltou a falar em renovação do partido e disse que o governador Camilo Santana (PT) é “mandado” por “oligarquia”. O ex-governador do Estado também retomou os discursos pela renovação política. Para ele, “a renovação não está na idade, está na cabeça”.
A convenção do PSDB de ontem oficializou o novo presidente estadual da sigla,  o ex-prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes. Apesar de dizer que a oposição está unida, Guedes é reticente quanto a uma possível aliança entre o governador Camilo Santana e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB). Ele diz que caso a aliança se confirme, o bloco de oposição no Ceará fica fragilizado.
Sobre a atuação da oposição, Tasso afirmou que os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) exercem poder sobre o Governo de Camilo. Ele fez críticas à “política de oligarquia” no Estado.
“Voltamos a ter oligarquia: um irmão é candidato a isso, o outro é candidato a aquilo outro, o outro é candidato, a irmã é candidata, e o governador é mandado por eles. Isso não dá mais pra gente aceitar”, afirmou Tasso.
*** Informações com Tribuna do Ceará
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores