segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Historiadora Isabelle Soares conta a História da Estrada de Ferro de Sobral a Ipu; a nossa Estação Ferroviária. Assista ao vídeo.

Na reportagem anterior, conhecemos um pouco da história da Estrada de Ferro de Sobral que rodeia a nossa cidade e hoje contaremos para vocês a História de um dos nossos principais pontos turísticos, de um dos prédios mais antigos de nossa cidade e mais conhecidos, a Estação Ferroviária.
Estação ferroviária foi inaugurada juntamente com a linha férrea em 1894. E traz um estilo luxuoso, característicos do fim do século XIX e é uma das mais bonitas da região. A sua construção tinha também o objetivo de ocupar os flagelados da seca e facilitar a distribuição de alimentos para a população necessitada, assim com foi citado no vídeo anterior, na construção da segunda sede da cadeia pública anos mais tarde.
Ao completar os seus primeiros 50 anos, em 1944,  a situação já era bem diferente de quando fora inaugurada. A ferrovia começava a dá vez a rodovia que começava a tomar força em todo país graças ao investimento pesado de Getúlio Vargas. Para saudar esse grande monumento, a sociedade ipuense fez uma festa comemorativa e enterraram um baú com objetos e importantes da época e até hoje aguardam serem desenterrados.
A era de ouro dos trens findou e a estação acabou se tornando um marco de memória dos bons tempos do passado, porém, por anos ficou esquecida e ficando a margem da deterioração do tempo. Passou por uma reforma somente em 2010 e de lá para cá teve sua função reinventada. Passando a ser um espaço cultural, onde abriga um grande acervo de livros da Biblioteca Municipal e também o Memorial da Música Maestro Lázaro Freire, um marco alusivo aos 130 anos da banda municipal. 
Convidamos a todos os ipuenses a conhecerem a sua História através da Estação acompanhando a reportagem completa do Portal de Notícias Aconteceu Ipu juntamente com a Historiadora, Isabelle Aragão Soares, no vídeo abaixo:
.:) Por Isabelle A. Soares
Formada em História pela UVA e repórter do Aconteceu Ipu.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores