quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Sinal analógico de TV será desligado em Fortaleza e região metropolitana nesta quarta-feira (27)

O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira (27) nas cidades de Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que têm índices de domicílios preparados para receber o sinal digital de 93% e 92%, respectivamente.
Outras duas cidades do Ceará, Juazeiro do Norte e Sobral, não conseguiram atingir o percentual mínimo de 90% e tiveram o desligamento do sinal analógico adiado para 2018. A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), na segunda-feira (25), quando foram apresentados os resultados da última pesquisa Ibope realizada nos municípios.
Em Fortaleza e cidades do entorno, a pesquisa Ibope constatou que 92% dos domicílios já contam com sinal digital. Além da capital cearense, o sinal da TV analógica aberta será desligado em outras 14 cidades: Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.
Juazeiro e Sobral - A pesquisa realizada em Juazeiro do Norte e Sobral mostrou que o índice de residências preparadas para receber o sinal digital nas duas cidades está em 76% e 73%, respectivamente, ou seja, abaixo do mínimo exigido para o desligamento. Com isso, o Gired decidiu reprogramar o fim das transmissões analógicas nas duas cidades para o próximo ano.
A decisão do Gired também atende a um pedido dos radiodifusores dos dois municípios, que querem mais prazo para as emissoras de TV instalarem os equipamentos de transmissão do sinal digital. O fim das transmissões analógicas neste momento poderia prejudicar a população, que ficaria sem acesso à TV aberta. O desligamento em Juazeiro do Norte e Sobral abrange também as cidades de Barbalha, Caririaçu, Crato, Missão Velha, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú.
A partir do desligamento do sinal analógico, a programação das emissoras fica disponível somente no formato digital, mas os canais abertos devem apresentar na tela, durante 30 dias, cartelas informativas ao telespectador sobre a mudança.
O sistema digital permite à população receber uma programação com melhor qualidade de imagem e som, sem interferências, como chuviscos ou fantasmas. As vantagens do sinal digital incluem ainda a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis; a multiprogramação, que comporta a transmissão de diferentes programações em um mesmo canal; e a possibilidade de interatividade por meio do Ginga, o middleware nacional para a troca de dados diretamente pelo televisor.
*** Informações com Monólitos Post
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores