quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Sinal analógico de TV será desligado em 48 dias em 24 municípios do Ceará.

A contar desta quinta-feira, faltam 48 dias para que Fortaleza e mais 23 cidades cearenses tenham o sinal analógico de televisão desligado; ou seja, até lá, a população deve se preparar para receber o sinal digital adaptando seus aparelhos televisores para continuar assistindo à programação. Para ajudar nesse processo, a TV Verdes Mares, em parceria com a ONG Seja Digital e o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema Fiec) lançaram, ontem, na sede da Fiec, a Patrulha Digital.
Por meio da iniciativa, 250 estudantes atendidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Ceará, das áreas de eletricista mecatrônica, eletrônica e afins foram capacitados e realizarão um trabalho voluntário através de mutirões nessas cidades, explicando à população sobre a mudança e instalando o conversor digital. O treinamento dos professores dessas instituições foi realizado pela equipe de engenharia da TV Verdes Mares.
O diretor de programação da TV Verdes Mares, Fábio Ambrósio, ressalta ainda haver um trabalho grande a ser feito até o dia 27 de setembro, mas destaca a iniciativa como uma importante união de esforços para garantir a meta de 93% de alcance do sinal digital no Estado. "Muita gente é carente e não tem conhecimento de tecnologia e do que é o equipamento e, embora a televisão, o rádio, e o jornal venham fazendo a comunicação de todo esse processo de digitalização, a gente sabe que é fundamental alguém que meta a mão na massa. É daí que parte essa parceria da Patrulha Digital", destaca.
Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital - organização responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital no Brasil - lembra que a população de baixa renda, inscrita em programas sociais do Governo Federal, tem direito ao kit de instalação, composto por conversor e antena, gratuitamente. Mais de 600 mil kits estão sendo entregues em Fortaleza e na Região Metropolitana. Cerca de 73% dos kits já foram distribuídos.
"O desligamento está chegando e o nosso trabalho consiste em parcerias como essa para garantir que tenhamos alunos e professores engajados, que possam apoiar a população nesse momento de transição, especialmente as de classe menos favorecidas. O trabalho da Seja Digital é basicamente sensibilizar as pessoas para a questão da retirada dos kits. Essa retirada começou em meados de junho e segue até depois do desligamento por pelo menos 45 dias", explica.
Durante a cerimônia de formação da Patrulha Digital, foi assinado o documento que formaliza o convênio de cooperação técnica entre o Sesi, Senai e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) com o objetivo de organizar e capacitar os alunos das instituições, assim como o termo de adesão ao trabalho voluntário que auxiliará a Seja Digital.
Conversor "É uma operação forte, densa e estamos contando com os nossos alunos, que têm aderência de rede, de mecatrônica, de telecomunicações, para que eles possam ajudar à população a montar e configurar esses kits. A partir de agora, as unidades do Sesi e do Senai já contam com o cadastro dessas residências para adentrar nas casas e instalar o conversor", disse o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.
Terão o sinal analógico de TV desligado no dia 27 de setembro as cidades de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Na região do Cariri, integram a lista Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha. Na região de Sobral, Forquilha, Massapê, Santana do Acaraú e Sobral também precisam passar pela transição.
Fique por dentro - Saiba se tem direito ao kit gratuitoPara saber se tem direito ao kit de instalação gratuito, a população pode ligar no número 147 ou acessar o site sejadigital.Com.Br/kit, inserir o CPF ou o número do cadastro do NIS. Sendo beneficiário, é possível, por esses canais, realizar o agendamento para a retirada escolhendo dia, horário e local. Para a retirada, é preciso levar documentos originais com foto e o número do NIS.
*** Informações com Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores