quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ministro anuncia que águas da transposição chegarão ao Ceará a partir de janeiro

Ministro da Integração, Helder Barbalho anunciou, nesta quarta-feira (23), que a água da transposição do rio São Francisco devem chegar ao Ceará a partir de janeiro de 2018. Segundo o ministro, no momento há 948 profissionais na obra de finalização do trecho 1 do Eixo Norte. Nos próximos 30 dias, este número deve saltar para quase 2 mil trabalhadores, possibilitando a abertura de mais um turno de atividades.
A água vai ser direcionada ao Ceará por Jati, na divisa com Pernambuco. De lá pode chegar à Bacia de Jaguaribe, que está integrada a Fortaleza. Ainda segundo Helder, será prioridade concluir o eixo Norte para que em abril, ou mais tardar em maio, a água possa ser entregue também em São José de Piranhas, no extremo Oeste da Paraíba.
Com a retomada das obras do Eixo Norte, há 30 dias, será possível levar água da transposição do São Francisco ao Ceará a partir de janeiro de 2018. A previsão é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que participou de uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta quarta-feira (23).
O Eixo Norte do projeto de transposição parte de Cabrobó, em Pernambuco, e vai até a Paraíba, passando por um pequeno trecho do Ceará. Há também o Eixo Leste, que está pronto e em operação, apesar de faltarem algumas obras complementares. Graças ao funcionamento do Eixo Leste, conforme o ministro, Campina Grande (PB) deixará nos próximos meses a situação de racionamento para voltar à normalidade hídrica.
As obras do Eixo Norte estavam paradas até 30 dias atrás devido a ações das empresas Marquise e PB Construções, ambas ligadas à gestão Cid Gomes (PDT) e desclassificadas durante o processo de licitação para a obra. A retomada se deu após articulação do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), junto à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
***** Informações com: Ceará News7
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores