sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Fazendo parte da Programação dos 177 anos de Ipu, um belíssimo Desfile Cívico marcou as apresentações das escolas nesta quinta (24) .

Desfile Cívico das Escolas estaduais, municipais e particulares fizeram parte da Programação Especial da Semana do Município de Ipu, 177 anos, ocorrido nesta na manhã desta quinta-feira (24-08-2017) na rua Cel. Liberalino ao lado da Praça de Iracema, centro comercial de Ipu. Neste ano com o tema "A Terra da Bica mais linda do Mundo", o foco principal do desfile foi a narrativa de Iracema em torno da história do amor de Martim por Iracema, romance de José de Alencar, um mito interpretativo da união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura européia, civilizada, e os valores indígenas, uma espécie de mito com a identidade brasileira e destacando a preservação de nossa natureza.
Algumas escolares preferiram chamar a atenção dos ipuenses na preservação do meio ambiente, tema importantíssimo, fundamentado em manter a saúde do nosso planeta, um esforço em proteger os recursos naturais de Ipu, dentre eles a nossa mata atlântica e o rio Ipuçaba. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.
Outro foco importante do desfile e que chamou muito atenção  da grande platéia  foi a encenação da "Peça Teatral de Iracema" da Escola Valdemira Coelho Mello, uma narrativa da índia nativa que ficou conhecida no romance de José de Alencar, como "a virgem dos lábios de mel", uma guerreira que se banhava na Bica de Ipu. Iracema é uma índia da nação Tabajara. Ela é filha do pajé da tribo (Araquém) e está prometida como esposa ao chefe guerreiro (Irapuã). A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos. Este segredo está condicionado à sua virgindade.  Belo romance lírico e muito rico do escritor cearense José de Alencar que destaca a Bica de Ipu, cascata que perfuma a terra e embriaga o turista.
Fizeram-se presentes abrilhantando o Desfile Cívico dos 177 anos de Emancipação Política de Ipu, o prefeito Sérgio Rufino, a primeira dama do município, Sra. Ana Rufino, a vice-prefeita, Sra. Antonieta Martins, vereadores, secretários, e demais autoridades.
Acompanhe agora as imagens que marcam os bastidores do desfile, uma produção do nosso redator do Portal de Notícias Aconteceu Ipu, Afrânio Soares.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores