quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Em Ipu, o antigo Ginásio Ipuense, hoje Colégio Ipuense completa 65 anos de existência.

Fundado em 15 de agosto de 1952, pela espúria Sociedade Núcleo Educacional de Ipu. Está situado na Rua Antonio Memória, 1188. Esta sociedade foi extinta pelos seus fundadores, tendo como mentores principais os Pe. Moraes e outros seguidores seus, o Hidrolandense Lucio de Oliveira Candido e outros que não se fazem mister citar aqui.
O seu fundador foi o Prof. Moacir Timbó coadjuvado pelas professoras: Valdemira Coelho, Maria José Taumaturgo Farias, Terezinha Menezes, Terezinha Dantas Bandeira, Irmã Carmélia da Costa Nogueira e Maria Amélia Mesquita Pereira, (Beinha).
O seu nome inicial foi: Instituto Ipuense. Depois Ginásio Ipuense. Com o advento e a criação do Curso Ginasial pelo o Ato de Nº. 39/71 do M.E.C. Com o passar dos tempos e com a criação do Ensino Médio de acordo com Parecer de Nº. 552/83 de 01/06/1983. Conselho de Educação do Ceará – C. E. C. Passou a se chamar de Colégio Ipuense.
A sua matricula inicial no ano de 1952 foram de 40 alunos.
Foram vários os seus diretores. O primeiro Diretor de fundador do Colégio Ipuense foi o Professor Moacir Timbó que teve a frente do Colégio por mais de 28 anos. O Segundo Diretor foi o Professor Francisco de Assis Martins (Professor Melo) o seu mandato teve a duração de 17anos; criou o Ensino Médio fazendo funcionar o Curso Científico e muitas outras atividades Curriculares e Concurriculares. O Laboratório de Ciências funcionava a todo vapor com sem número de experiências que eram realizadas. Chagas Oliveira (não sabemos a sua qualificação) dizem que era bedel do Colégio Sete de Setembro de Fortaleza. Ficou popularmente conhecido por Chagas Pandeiro, pois tocava muito bem um Pandeirinho. Durou pouco tempo a sua gestão. A atual Diretora é a Professora Rosinei Timbó de Paiva que desenvolvendo uma Educação modelo em nossa cidade
Nas décadas de 70 e 80 o Colégio Ipuense teve um destacado papel na educação de nossa cidade, com a criação do Curso Científico para cá migraram alunos das cidades de: Ipueiras, Guaraciaba do Norte, Reriutaba, Hidrolândia e Nova Russas. Tendo assim uma ascendência muito grande na Educação Ipuense. Era ponto de referencia em toda Região o nosso Colégio. O Curso Científica do Ipu foi criado no Colégio Ipuense pelo Professor Francisco Mello.
O Colégio Ipuense teve sempre destaques nas suas criatividades; nas datas comemorativas como: O Dia da Pátria, Dia do Município, Festas Juninas, Festividades do Mês de Maio, No Futebol de Salão com real destaque chegando a ser conhecido em todo o Estado do Ceará.
A Bandeira do colégio foi criada via concurso e o vencedor o então aluno Jorge Antonio Martins Nobre, suas cores: verde e branco. O Colégio nesta última década mudou de nomes várias vezes. Eram nomes de fantasias que nada significam a terra ipuense. Vejamos: alguns: Anglo do Ipu, Anglo Ipuense, Anglo Colégio Ipuense, Novo Colégio Ipuense, Geo do Ipu, Geo Ipuense, simplesmente Geo e por fim o seu nome que marcou o seu progresso. – Colégio Ipuense.
N.B. Hoje o colégio Ipuense na direção da Professora Maria Rosiney Mendonça de Paiva, vem dando uma desenvoltura ao Colégio, que muito destaca a Educação não somente no Ipu, mas, em todas as cidades circunvizinhas. Parabéns nobre Professora Rosiney, minha ex-aluna e hoje grande amiga.
*** Informações com Texto e Fotos: Prof., Mello
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores