sexta-feira, 30 de junho de 2017

Conta de luz volta em julho a ter cobrança extra

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em julho será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar mais usinas termelétricas, por causa da falta de chuvas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A situação dos reservatórios de energia, um dos indicadores para a formação dos preços, é mais preocupante do Nordeste. Na região, os reservatórios operam com 17,91% da capacidade. No Sudeste e no Centro Oeste juntos, o nível de armazenamento está em 42,28%; e no Sul, a situação é mais tranquila: 93,75% da capacidade de armazenamento dos reservatórios.
No mês passado, a bandeira tarifária foi verde, sem custo extra para os consumidores. Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia acionado o patamar 1 da bandeira vermelha, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 KWh consumidos, em consequência do baixo volume de chuvas e da necessidade de acionar usinas termelétricas para suprir o consumo de energia. No fim de maio, o forte volume de chuvas, principalmente na região Sul do país, derrubou os preços da energia e levou o governo a bandeira verde em junho.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.
***** Informações com: O Globo

Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores